Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 discos impactantes que finalizaram carreiras lendárias: de Bowie a John Lennon

O último álbum de um artista, independente se for idealizado como uma última declaração ou não, pode gerar um impacto tanto positivo quanto negativo nos lançamentos anteriores

Redação Publicado em 20/02/2020, às 16h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie no clipe de "Blackstar" e John Lennon no clipe de "Mind Games" (Fotos:Reprodução)
David Bowie no clipe de "Blackstar" e John Lennon no clipe de "Mind Games" (Fotos:Reprodução)

Últimos discos nem sempre são produzidos e idealizados de fato como o trabalho final da carreira de um artista, apesar disso realmente acontecer em alguns casos. 

Mas independente das motivações que precederam a criação de um álbum final, podemos dizer que o último lançamento carrega consigo um grande impacto (positivo ou negativo) que atinge diretamente toda a discografia lançada até então.

Como destacado pelo site Whatch Mojo, veja abaixo seis discos impactantes que marcaram o fim de carreiras históricas no mundo da música, seja antes da morte dos respectivos compositores, ou apenas antes deles seguirem rumos diferentes.

David Bowie - Blackstar

Blackstar foi o 25º disco lançado pelo Camaleão do Rock, e serviu, literalmente, como uma despedida do cantor britânico ao mundo. O álbum foi lançado em 8 de janeiro de 2016, dia em que ele completou 69 anos, e também dois dias antes da morte de Bowie.

+++LEIA MAIS: Robert Smith, Morrissey, David Bowie e Madonna foram personagens de mangá nos anos 1980; veja

O projeto final do artista ganhou destaque com as faixas "Blackstar", "Lazarus" e "Girl Loves Me".


The Doors - L.A. Woman

Apesar de não ser de fato o último disco do The Doors, L.A. Woman foi o último que contou com a participação do vocalista Jim Morrison, que morreu três meses após o lançamento do álbum. O trabalho, lançado em abril de 1971, ganhou destaque por aprofundar ainda mais a influência do Blues na sonoridade da banda. 

+++LEIA MAIS: Baterista do The Doors demorou para perdoar Jim Morrison: "Ele era um kamikaze"

Além da faixa homônima, a tracklist conta também com hits como "Riders On The Storm", "Love Her Madly" e "Been Down So Long".


The White Stripes - Icky Thump

Lançado em 2007, Icky Thump foi o sexto e último disco do The White Stripes, duo formado por Meg e Jack White. Como uma boa despedida, o álbum entregou aos fãs tudo que eles sempre amaram no som da banda, sem poupar na energia e na força das composições.

O trabalho rendeu singles como "You Don't Know What Love Is (You Just Do As You're Told)", "Rag And Bone" e o clássico que carrega o nome do projeto.


Queen - Made In Heaven

Made In Heaven foi o 15º e último disco do Queen, lançado em novembro de 1995, quatro ano após a morte de Freddie Mercury. Apesar disso, o álbum foi feito a partir de ideias e composições nas quais o vocalista já tinha começado a trabalhar antes de morrer.

+++LEIA MAIS: Como foi a última aparição de Freddie Mercury em público?

O trabalho inteiro tem um tom de homenagem ao falecido líder, e mostra que mesmo durante o período no qual esteve com a saúde debilitada, Mercury ainda tinha muita criatividade e potência vocal.

Os clássicos "Too Much Love Will Kill You", "Mother Love", "Let Me Live" e, obviamente, a faixa homônima. 


John Lennon - Double Fantasy

Fora dos Beatles, John Lennon lançou cinco discos. Double Fantasy foi o último deles, produzido pelo próprio músico e em parceria com a esposa Yoko Ono e Jack Douglas.

+++LEIA MAIS: ‘Eram duas pessoas em uma’: Ringo Starr comenta relação entre John Lennon e Yoko Ono

Inicialmente, o trabalho recebeu críticas majoritariamente negativas, por idealizar demais o casamento dos dois artistas, mas após o assassinato de Lennon três semanas depois do lançamento, o disco se tornou um sucesso de vendas.

A tracklist alterna entre músicas composta por ambos. 


Beatles - Abbey Road

Qual é o último disco dos BeatlesAbbey Road ou Let It Be? Qualquer fanático pela banda já deve ter debatido essa questão. Abbey Road foi o último a ser gravado, mas Let It Be foi o último que eles lançaram. Então para essa lista, vamos considerar a primeira opção.

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon não apareceu na última sessão de gravação dos Beatles?

Lançado em setembro de 1969, dias antes de Lennon deixar a banda, o disco traz como faixa final "The End", que, para combinar com o próprio título, foi a última música que os quatro integrantes gravaram juntos no estúdio.

Apesar de todos os problemas pessoais entre os integrantes que assolaram a produção do projeto, Abbey Road carrega na tracklist clássicos absolutos e atemporais, como "Something", "Come Together", "Oh! Darling" e "Here Comes The Sun".


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA