Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 documentários sobre artistas brasileiros disponíveis no streaming: Refavela 40, Anitta - Made In Honório e mais [LISTA]

Confira títulos disponíveis no HBO Go, Amazon Prime Video e Netflix que apresentam mais sobre a vida e carreira de grandes artistas brasileiros

Redação Publicado em 29/05/2021, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emicida: Amarelo - É Tudo Pra Ontem (Foto: Divulgação) | Sérgio Mendes (Foto: Katsunari Kawai/Divulgação)
Emicida: Amarelo - É Tudo Pra Ontem (Foto: Divulgação) | Sérgio Mendes (Foto: Katsunari Kawai/Divulgação)

Em meio aos longos catálogos dos serviços de streaming, há documentários interessantíssimos sobre grandes artistas da música brasileira como Gilberto Gil, Emicida, Dominguinhos e outros. 

Recentemente, inclusive, a HBO estreou o documentário Sérgio Mendes no Tom da Alegria, que celebra a carreira do músico, apresenta a vida deste grande ícone da Bossa Nova e reflete sobre o impacto do artista na cultura musical da América Latina.

+++LEIA MAIS: 5 motivos para assistir What Drives Us, documentário dirigido por Dave Grohl [LISTA]

Pensando nisso, listamos seis documentários, disponíveis no HBO GO, Amazon Prime Video e Netflix, que se aprofundam nas carreiras, vidas, singularidades e particularidades de artistas importantíssimos para o cenário musical brasileiro. Confira:

REFAVELA 40 - HBO GO

De acordo com a sinopse oficial do HBO, o documentário "aborda a importância histórica e celebra as mais de 40 décadas do lendário LP Refavela, de Gilberto Gil, lançado em 1977. A produção conta com vários depoimentos inéditos e a presença dos músicos que acompanharam o cantor na turnê de inspiração ao disco".

+++LEIA MAIS: 6 artistas brasileiros presos durante a Ditadura Militar - de Rita Lee e Caetano Veloso a Gilberto Gil [LISTA]

Ainda, o documentário também traz o show na Concha Acústica de Salvador, de 2017, o qual integrou a turnê comemorativa do projeto.


Sérgio Mendes no Tom da Alegria - HBO GO

O sensível documentário Sérgio Mendes no Tom da Alegria celebra a carreira do músico, segue a história os primeiros dias da trajetória musical, ainda como pianista na cena da bossa nova brasileira, e vai até o começo da vida dele em Los Angeles com Atlantic e A&M Records.

+++LEIA MAIS: Como o rap assume de vez a própria narrativa em TVs por streaming, com Criolo, Filipe Ret, Laboratório Fantasma e Marcelo D2

Filmado no Brasil, a produção captura a beleza, a personalidade e o entusiasmo do Rio de Janeiro e da cidade natal do compositor, Niterói. O documentário conta com a direção de John Scheinfeld e está disponível na HBO Go.


Amarelo - É Tudo Pra Ontem - Netflix

AmarElo - É Tudo Pra Ontem é uma produção original Netflix, em parceria com o Laboratório Fantasma, que mescla animações, entrevistas e cenas dos bastidores de AmarElo, disco de Emicida lançado em 2019. Ao mesmo tempo, o documentário conta história da cultura negra brasileira nos últimos 100 anos.

+++LEIA MAIS: Em AmarElo - É Tudo Para Ontem, Emicida e Fióti dão aula de ficar para história - de fazer preto se orgulhar e branco pensar [ENTREVISTA]


Anitta: Made in Honório - Netflix

Segunda parceria da cantora brasileira com a Netflix para uma produção documental, Anitta: Made In Honório vem para corrigir os detalhes nos quais Anitta não gostou da docussérie Vai Anitta(2018). O documentário acompanha a ascensão da jovem da favela carioca até chegar ao sucesso meteórico e à fama nacional e mundial.


Dominguinhos - Amazon Prime Video

Lançado em 2014 e disponível no catálogo do Amazon Prime Video, Dominguinhosapresenta uma série de imagens de arquivo e encontros musicais com artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Hermeto Pascoal, Djavan, Nara Leão e Luiz Gonzaga para acompanhar detalhes profundos da carreira desse ícone da música brasileira e autor de uma obra absolutamente autêntica, o inesquecível Dominguinhos.

+++ LEIA MAIS: 8 importantes vozes femininas na história da música brasileira: de Elza Soares a Cássia Eller


Chico Buarque - Estação Derradeira - Amazon Prime Video

Em Chico Buarque - Estação Derradeira podemos conhecer melhor o lado sambista de Chico, o grande compositor, cantor e conhecedor da música popular brasileira. Ao longo do documentário, também acompanhamos a história da relação dele com uma das grandes paixões, a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. 

+++LEIA MAIS: 5 fatos que aprendemos sobre Anitta no documentário Made In Honório [LISTA]


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL