Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 documentários sobre música lançados no streaming em 2020

Ao longo do ano, as plataformas de streaming disponibilizaram diversas produções documentais incríveis sobre projetos, turnês e hits de sucesso

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 09/12/2020, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Blackpink (Foto: Rich Fury/Getty Images for Coachella) e Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019 (Foto: Jef Delgado / Divulgação)
Blackpink (Foto: Rich Fury/Getty Images for Coachella) e Emicida no Theatro Municipal de São Paulo, em 2019 (Foto: Jef Delgado / Divulgação)

Neste ano atípico, com pouquíssimos shows presenciais e estreias grandiosas de cinema, o streaming se tornou um refúgio cultural, afinal, o calendário de lançamentos das plataformas previsto para 2020 não foi afetado pelo isolamento social. 

Entre comédias românticas, filmes de terror e séries adolescentes, diversos documentários sobre música estrearam nas plataformas. Dos registros sobre a evolução do hip hop aos bastidores do projeto AmarElo, de Emicida, a Rolling Stone Brasil separou 6 produções documentais sobre música lançadas no streaming ao longo do ano. Confira:

Miss Americana

Depois de se tornar um dos maiores nomes da música pop, acumular grammys e protagonizar de um dos momentos mais polêmicos do MTV Video Music Awards, Taylor Swift revisita os altos e baixos da carreira no documentário Miss Americana.

Dirigido por Lana Wilson, o longa-metragem mostra a batalha pessoal da cantora contra as críticas que a cercaram ao longo da carreira e o processo de abandono da figura de “boa moça imparcial” para abraçar publicamente causas políticas, sociais e artísticas. 

Onde assistir: Netflix

+++ LEIA MAIS: Netflix abre as portas para protagonistas asiáticas e reinventa os romances adolescentes [ANÁLISE]


Em Busca da Felicidade Parte II

Na segunda parte do documentário Em Busca da Felicidade, os Jonas Brothers dão continuidade à narrativa pessoal e profissional deles no mundo da música. Depois de falarem da origens, da separação e da reconciliação do trio, Nick, Joe e Kevin mostram os bastidores da turnê Happiness Begins, que reuniu novamente os irmãos nos palcos. 

Onde assistir: Amazon

+++ LEIA MAIS: Jovens, independentes, engraçadas e criativas: Phoebe Waller-Bridge, Michaela Coel e Issa Rae revolucionam a comédia na TV


Por Trás Daquele Som

Nesta série, grandes nomes da música mundial contam detalhes do processo de composição de hits de sucesso. Na primeira parte, Alicia Keys, Lin-Manuel Miranda, R.E.M., Ty Dolla $ignprotagonizam cada episódio. 

Já na segunda parte, que será lançada no dia 15 de dezembro, contará com a participação de Dua Lipa, The Killers, Nine Inch Nails e Natalia Lafourcade.

Onde assistir: Netflix

+++ LEIA MAIS: Conheça Michaela Coel, a criadora da revolucionária I May Destroy You


Hip Hop Evolution

Em 2020, a série Hip Hop Evolution ganhou uma nova temporada e mostrou o crescimento dos rappers Master P, Lil Jon, Timbaland, Missy Elliot,  Kanye West, J Dilla, 50 Cent, T.I. e Lil Wayne, além dos DJs Jimi, Juvenile, Screw; do grupo Three 6 e dos produtores Pharrell Williamse Chad Hugo

Onde assistir: Netflix

+++ LEIA MAIS: 5 filmes e séries de zumbis para se divertir [LISTA]


Blackpink: Light Up The Sky

Após alcançarem a fama mundial, as integrantes do Blackpink decidiram contar a história do grupo desde o início. Rosé, Lisa, JennieJisoo falam sobre como se envolveram com a música, como eram os dias de treinamento da YG Entertainment e como foi conquistar o sucesso depois do debut. 

Onde assistir: Netflix 

+++ LEIA MAIS: 4 produções de Natal LGBTQIA+ para assistir no streaming


AmarElo - É Tudo Pra Ontem

Dirigido por Fred Ouro Preto, AmarElo - É Tudo Para Ontem compartilha com o público o processo do projeto AmarElo, de Emicida, que foi apresentado no Theatro Municipal em 2019. Mas a produção não é apenas um registro do show ou do disco, mas uma obra para relembrar a história da cultura negra no Brasil. 

Onde assistir: Netflix 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL