Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar - de Central do Brasil a Cidade de Deus [LISTA]

Algumas produções brasileiras já concorreram como Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e até mesmo Melhor Atriz

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/04/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Central do Brasil e Cidade de Deus (Fotos: Divulgação)
Central do Brasil e Cidade de Deus (Fotos: Divulgação)

O Brasil não possui nenhuma produção concorrendo ao Oscar 2021, mas, mesmo assim, o país é conhecido por marcar presença em edições anteriores. Teve indicações emocionantes e significativas, como O Pagador de Promessas em 1963, e momentos frustrantes, como o de Fernanda Montenegro ao perder a estatueta para Gwyneth Paltrow

Com longas indicados a Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado e até mesmo Melhor Diretor, a indústria cinematográfica brasileira conseguiu levar muitas produções ao reconhecimento mundial. 

+++ LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]

De Central do Brasil a Cidade de Deus, confira seis filmes brasileiros indicados ao Oscar:


O Pagador de Promessas (1962)

Leonardo Villar como Zé do Burro em O Pagador de Promessas (Foto: Reprodução)

Dirigido por Anselmo Duarte, O Pagador de Promessas concorreu como Melhor Filme Internacional na edição de 1963, mas perdeu para Les Dimanches de Ville d'Avray (1962). O longa conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), quem faz uma promessa de carregar uma cruz até a igreja de Santa Bárbara após seu asno de estimação ser atingido por um raio. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 divulga pré-indicados em nove categorias - e Brasil fica de fora da lista


O Que É Isso, Companheiro? (1997)

O Que É Isso, Companheiro? (Foto: Reprodução)

A história sobre o sequestro  de Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), embaixador dos Estados Unidos no Brasil, rodou o mundo e chegou ao Oscar. Indicado como Melhor Filme Internacional em 1998, foi dirigido por Bruno Barreto e é baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira.


Central do Brasil (1999)

Josué e Dora em Central do Brasil (Foto: Divulgação)

Aclamado mundialmente, o emocionante filme de Walter Salles mostra a jornada de Josué (Vinícius de Oliveira) e Dora (Fernanda Montenegro), ex-professora e escrivã de cartas, em busca do pai do garoto. Central do Brasil foi indicado a Melhor Filme Internacional,e Montenegro, a Melhor Atriz no Oscar de 1999. Infelizmente, perdeu para Gwyneth Paltrow.

+++ LEIA MAIS: Parasita foi inspirado em filme de Sérgio Mallandro? 3 motivos para acreditar que sim


Cidade de Deus (2002)

Buscapé em Cidade de Deus (Foto: Divulgação)

Dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund, é um dos filmes brasileiros mais premiados e reconhecidos no exterior. Contando a violenta história sobre o jovem Buscapé na favela carioca Cidade de Deus, concorreu como Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2004.


O Menino e o Mundo (2014)

O Menino e o Mundo (Foto: Divulgação)

Indicada como Melhor Animação em 2016, a produção de Alê Abreu participou de várias outras premiações em território nacional e no exterior. O filme mostra um mundo de pobreza e exploração de trabalhadores quando um menino vai à cidade grande para descobrir o novo mundo onde o pai mora. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2020: Democracia Em Vertigem perde Melhor Documentário para American Factory


Democracia em Vertigem (2019)

Democracia em Vertigem (Foto: Reprodução)

A diretora Petra Costa conseguiu levar a história brasileira ao Oscar 2020 com o documentário político Democracia em Vertigem (2019). Concorreu como Melhor Documentário em Longa-Metragem e foi a última produção brasileira a receber alguma indicação na premiação.


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL