Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 filmes com plot twists revoltantes, mas surpreendentes [LISTA]

Se não for executada com extrema precisão e criatividade, a decisão de dar uma reviravolta de 360º na narrativa pode dar muito errado

Redação Publicado em 23/04/2020, às 17h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Número 23 e A Vila (Fotos: Divulgação e Reprodução)
Número 23 e A Vila (Fotos: Divulgação e Reprodução)

Nem sempre filmes que constróem uma trama envolvente conseguem de fato encerrar a história de forma satisfatória. As vezes aquele momento de revelação que deveria surpreender  e deixar todo mundo de boca aberta simplesmente arranca suspiros de decepção e um: "É isso?", ou exclamações irritadiças como "não acredito!".

Principalmente quando o assunto é plot twist, as chances de fracasso são grandes, então tomar a decisão ousada de fazer uma reviravolta de 360 graus na narrativa e pegar o espectador desprevenido pode muito bem dar errado se não for executado com cautela.

Dessa forma, selecionamos seis de 12 filmes levantados pelo site IGN como aqueles com os desfechos mais revoltantes (não necessariamente ruins) de todos os tempos tempos.

Veja a lista abaixo e, claro, o motivo pelo qual os espectadores se sentiram frustados. Em outras palavras: contém spoilers! 

Número 23 (2007) - 6,4 no IMDb

Estelado por Jim Carrey, esse thriller conta a história de Walter Sparrow, um homem que fica paranoico após ler um livro e perceber que a trama é simplesmente igual à vida dele.

No fim das contas, foi ele mesmo quem escreveu o livro, antes de tentar cometer suicídio e sobreviver, mas com amnésia.


A Vila (2004) - 6,5 no IMDb

Nesse filme de M. Night Shyamalan (também conhecido, por pior ou melhor que seja, como o rei dos plot twists), a suposta vila do século XIX fica, na verdade, no meio de uma cidade, e o ano correto é 2004.

Quem mora fora dessa reserva é pago para não entrar lá e perturbar essa mentira. Quem mora dentro é enganado sobre a presença de criaturas ferozes para que não se aventurem pelo mato.


A Órfã (2019) - 6,9 no IMDb

Leena Kramer (interpretada com maestria por Isabelle Fuhrman) é uma órfã de nove anos, mas com a sabedoria, inteligência e postura de uma mulher.

Isso porque ela é, na verdade, uma mulher de 33 anos, que finge ser uma garota graças a um impedimento de crescimento atrofiado. E por que ela voltou para o orfanato após ser adotada por uma primeira família? Simples: ela os matou.


As Aventuras de Pi (2012) - 7,9 no IMDb

Com efeitos visuais surpreendentes, esse filme do diretor Ang Lee conta exatamente o que o próprio título já deixa bem evidente.

No fim das contas, o espectador descobre que o tempo todo a história era contada pelo protagonista a um escritor. Além disso, o tigre é uma representação de Pi, o orangutango a mãe dele, a zebra é o marinheiro e o chefe de cozinha é a hiena. 


Garota Exemplar (2014) - 8,1 no IMDb

Nesse thriller de David Fincher (diretor de Clube da Luta e A Rede Social) estrelado por Ben Affleck, o espectador é levado a acreditar que o protagonista Nick Dunne é o responsável pelo sumiço e possível assassinato da esposa Amy.

Mas descobrimos depois que ela está viva, sã e salva, e todos os indícios e supostas provas contra o marido foram criadas por ela mesma, depois de descobrir que ele a traía.


Lembranças (2010) - 7,1 no IMDb

Robert Pattinson é um adolescente rebelde, que faz de tudo pela irmã e não tem uma relação nem um pouco agradável com o pai (Pierce Brosnan), um empresário que passa mais tempo no trabalho do que com a família.

Bem no fim do filme, quando o protagonista está preso no trânsito, a caminho do escritório do pai e decidido a finalmente fazer as pazes com ele e tentar começar uma nova fase no relacionamento dos dois, descobrimos que o dia é 11 de setembro de 2001, data do atentado ao World Trade Center.

Exatamente onde fica o escritório.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA