6 filmes de sci-fi e aventura incríveis - e completamente esquecidos - dos anos 1990 [LISTA]

As produções da década de 1990 se destacaram pelos cenários extraordinários e efeitos especiais

Redação Publicado em 23/08/2020, às 12h00

None
Estranhos Prazeres e eXistenZ (Foto 1: Reprodução/ Foto 2: Reprodução)

Os anos 1970 foram essenciais para gênero de ficção científica e aventura. Star Wars (1977), Mad Max(1976) e Alien - O Oitavo Passageiro (1979) são alguns dos clássicos que marcaram gerações e impactaram a indústria.

Ao avançar para a década de 1980, as produções de sci-fi e ação honraram a anterior quando apresentaram histórias com roteiros e desenvolvimento incríveis. Foi durante os anos 1980 que pudemos acompanhar a sequência de narrativas extraordinárias, como as de George Lucas. No entanto, também vimos franquias serem criadas, como a sempre divertida De Volta Para o Futuro. A época de 1990 não poderia ser diferente.

+++ LEIA MAIS: 7 filmes de sci-fi incríveis - e esquecidos - dos anos 1970 [LISTA]

Com enredos originais, os longas dos anos 1990 se destacaram pelos cenários e efeitos especiais. Jurassic Park, Homens de Preto e Matrix surgiram aqui. Apesar disso, o público se esquece de alguns filmes que são igualmente marcantes para o cinema e merecerem o reconhecimento devido.

Ao pensar nisso, o site ScreenRant separou produções fantásticas de sci-fi e aventura da década de 1990 - que podem ter passado despercebidos. Confira a lista selecionada:


Fuga de Absolom (1994)

O filme se passa - curiosamente - em 2022. Nesse cenário, uma ilha serve como prisão para pessoas com históricos criminais sombrios. No entanto, com um sistema judicial peculiar, não há regras ou leis no local, apenas uma: o mais violento sobrevive.

+++ LEIA MAIS: 13 filmes que têm mais de 40 anos e você não fazia ideia: Star Wars, Mad Max e Poderoso Chefão [LISTA]


Guyver - O Herói das Trevas (1994)

Baseado no anime Bio Booster Armour Guyver, o longa serviu como uma sequência do filme de 1991. A nova versão, porém, é mais sombria e traz mais gore. Guyver não conseguiu ir bem nas bilheterias, mas logo depois ganhou status de 'cult'.

+++ LEIA MAIS: 9 séries de sci-fi e fantasia modernas que vale a pena assistir [LISTA]


Estranhos Prazeres (1995)

Ralph Fiennes vive um ex-policial que vende CDs com memórias e informações de pessoas alheias. Apesar de ter um negócio promissor, ele começa a ser seguido depois de se deparar com um disco contendo um crime brutal.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes de sci-fi dos anos 1980, de acordo com site especializado [LISTA]


eXistenZ (1999)

O sci-fi se encontra com o terror em eXistenZ. A produção mostra um futuro distópico, no qual o mundo real e o virtual se misturam. Nele, dois personagens precisam saber onde estão - isso tudo enquanto são perseguidos por um grupo fanático.

+++ LEIA MAIS: Os 10 melhores filmes da história, segundo o público: Parasita, O Poderoso Chefão e mais


Ladrão de Sonhos (1995)

Incapaz de sonhar, um homem começa a sequestrar crianças para roubar os pensamentos delas. Contudo, o experimento dele corre risco depois de ter mantido como refém o irmão de uma pessoa poderosa. 

+++ LEIA MAIS: 3 filmes de sci-fi com finais incríveis - e 3 com finais horríveis [LISTA]


Cidade das Sombras (1998)

John Murdoch é caçado pela polícia na cidade onde a noite é eterna. No entanto, ele sofre de amnésia e não entende o que acontece ao redor dele. A medida que vai descobrindo sobre a própria vida, Murdoch se envolve em mais perigos e vira alvo de entidades extraordinárias.

+++ LEIA MAIS: 7 séries de fantasia e sci-fi incríveis e subestimadas para maratonar na Netflix [LISTA]


+++ JOÃO GORDO ENCARA O DESAFIO MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS