Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 filmes de terror que rendem boas risadas: de Gremlins a Zumbilândia [LISTA]

Gremlins, Pânico e Uma Noite Alucinante estão entre filmes de terror que mais divertem do que causam medo; confira

Itaici Brunetti Publicado em 13/05/2021, às 17h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gremlins (Foto: divulgação)
Gremlins (Foto: divulgação)

Quando se vai ao cinema ou aperta-se o play em casa para assistir a um filme de terror, espera-se no mínimo sentir medo, calafrio, tensão, tomar sustos e não conseguir dormir à noite. No entanto, algumas produções acabam gerando risadas nos telespectadores - seja propositalmente, ou não. 

Alguns títulos considerados de terror acabam flertando com a comédia; com tramas surreais, personagens cômicos ou violência exagerada. Se olhar para as décadas de 1990 e 1980, época em que as maquiagens e os efeitos especiais eram precários comparados aos dias atuais, o entretenimento acaba pendendo mais para a comédia do que para o terror. 

Neste quesito, listamos seis filmes clássicos que são considerados de terror, mas que despertam risos e risadas no público. E não estamos falamos de filmes trash. Confira: 

+++LEIA MAIS: 5 clássicos do terror com sets assombrados; O Exorcista, Poltergeist e mais [LISTA]

Franquia Uma Noite Alucinante (1981-1987-1993)

O três filmes da franquia Evil Dead, criada por Sam Raimi, fazem o telespectador ficar na dúvida se está assistindo a um filme de terror ou de comédia. Ou seria um gênero querendo soar como o outro?

Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981), Uma Noite Alucinante 2 (1987) e Uma Noite Alucinante 3 (1992) narram a saga de Ash (Bruce Campbell) no combate aos demônios externos. Efeitos especiais precários, frases de efeitos e uma motosserra amputada na mão do protagonista fazem parte do show. 


Um Lobisomem Americano em Londres (1981)

O lobisomem sempre foi uma figura icônica do terror. Na década de 1980, o personagem peludo e assustador que ataca em noites de lua cheia virou uma febre nos cinemas. Nessa onda surgiu Um Lobisomem Americano em Londres (1981), do diretor John Landis

O longa ganhou um Oscar de Melhor Maquiagem - muito provavelmente pela transformação do protagonista David (David Naughton) em lobisomem - e o prêmio Saturn Award como o Melhor Filme de Horror do Ano. A parte cômica fica por conta das aparições do fantasma de seu amigo morto, Jack (Griffin Dunne). 


Gremlins (1984)

Quem diria que monstrengos tão feios e assustadores quanto osGremlins poderiam divertir tanto os telespectadores. Dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spilberg, Gremlins (1984) apresenta todo um clima de terror, mas no decorrer da trama o medo das criaturas que saem de dentro do fofíssimo Mogwai Gizmo dá lugar à simpatia por elas. 

No segundo filme, Gremlins 2: A Nova Geração (1990), a comédia toma conta de vez o lugar do terror.  E é tão bom quanto o primeiro. 

+++LEIA MAIS: 5 filmes infantis de terror que dão medo de verdade: de A Casa Monstro a Coraline e o Mundo Secreto [LISTA]


Pânico (1996)

Na segunda metade da década de 1990, produções de terror em que psicopatas assassinavam jovens aleatoriamente se tornaram hype. E, Pânico (1996), do diretor Wes Craven, foi quem deu o pontapé inicial neste subgênero chamado de slasher

Com atores em exposição nas séries televisivas da época (Neve Campbell[O Quinteto] e Courteney Cox [Friends]), e outros queridinhos da geração MTV (Drew Barrymore), a trama do longa para descobrir quem é o assassino por trás da máscara remete mais ao desenho animado Scooby-Doo do que aos filmes de Halloween


Planeta Terror (2007)

Um filme de terror dirigido por Robert Rodriguez e produzido por Quentin Taratino pode-se esperar três coisas: ótimos diálogos, situações fora do comum e, obviamente, entretenimento entregue com maestria. Ou seja, o terror ficou em último da lista. 

Mesmo com nomes como Bruce Willis e Josh Brolin no elenco, o longa teve uma bilheteria abaixo do esperado no lançamento e pode facilmente encabeçar a lista de ótimos filmes cults. O auge vai para o momento em que a protagonista vivida por Rose McGowan adapta uma metralhadora na perna. Surreal e divertido. 


Zumbilândia (2009)

Normalmente, filmes de zumbis por si só já são engraçados, mesmo estando sempre na seção de terror das antigas videolocadoras. E, Zumbilândia (2009), do diretor Ruben Fleischer, escracha o estereótipo zumbi com esse terror/comédia contemporâneo. 

Bem-humorado, violento e cheio de energia, o longa faz qualquer pessoa perder o medo de zumbis - e olha que eles são mais horrendos e rápidos do que os da série The Walking Dead. O elenco tem Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Bill Murray e mais. 


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL