Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 filmes e séries japoneses para assistir na Netflix: De Assunto de Família a Terrace House

De indicados do Oscar a seriados originais, a plataforma de streaming reúne uma variedade de produções do país asiático

Julia Harumi Morita Publicado em 21/03/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Assunto de Família e Terrace House (Fotos: Reprodução)
Assunto de Família e Terrace House (Fotos: Reprodução)

Durante décadas, a cultura japonesa foi retratada de forma unidimensional por meio de estereótipos na indústria audiovisual ocidental. Samurais, gueixas e estudantes número um da sala de aula eram, praticamente, os únicos arquétipos disponíveis para a “representação” nipônica.

Mesmo após a diminuição dos traços ridicularizados e comportamentos exagerados, Hollywood ainda insistiu em deixar atores japoneses como coadjuvantes ou figurantes e transformar personagens de anime e mangás para serem interpretados por atores brancos.

Scarlett Johansson em Ghost in The Shell; Tilda Swinton em Doutor Estranho e Noah Ringer em O Último Mestre do Ar são alguns exemplos de “whitewashing” - termo usado quando atores brancos dão vida à personagens de etnias minoritárias.

Felizmente, a indústria cultural mundial passou a criar espaços para as produções asiáticas e investir na representatividade nos últimos 20 anos - seja por pressão dos críticos e consumidores ou por consciência. A vitória de Parasita no Oscar 2020 demonstra perfeitamente a abertura inédita de Hollywood para as obras estrangeiras.

E as plataformas de streaming também mostraram interesse na causa e investiu em diversos animes, reality shows e séries originais que realmente representam as diferentes dimensões da cultura japonesa. 

Por isso, a Rolling Stone Brasil separou seis produções incríveis disponíveis na Netflix para conhecer a cultura e a indústria audiovisual do Japão. Confira:

Assunto de Família

Uma família pobre vive de pequenos roubos para sobreviver. Mesmo com uma qualidade de vida precária, os membros decidem adotar uma menina que encontram nas ruas, que vivia em um estado ainda mais crítico . Ao longo da trama indicada ao Oscar 2019, os parentes tentam enfrentar os problemas sociais que os cercam ao mesmo tempo que alguns segredos são revelado entre eles.

+++ LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre os filmes do Studio Ghibli: de boicote cristão a adaptação da Disney


Midnight Diner: Tokyo Stories

“Quando as pessoas terminam o seu dia e correm para casa, o meu dia começa”. É assim que “O chefe” se apresenta para o público. Dono de um pequeno restaurante em Shinjuku, Tokyo, o misterioso personagem serve refeições para os trabalhadores noturnos da cidade entre a meia-noite e sete horas da manhã. A série é baseada no popular mangá Shinya Shokudō, escrito por Yarō Abe.

+++ LEIA MAIS: Anime Batman Ninja ganhará adaptação para teatros no Japão


Seguidores

A produção original da Netflix explora a histórias de diversas mulheres na agitada cidade de Tokyo e a relação de cada uma com a carreira e as redes sociais, que são capazes de transformar totalmente as vidas delas.

+++ LEIA MAIS: Anime e mangá de My Hero Academia são banidos da China por referência à Segunda Guerra Mundial; entenda


Jiro Dreams of Sushi

O documentário acompanha a rotina de Jiro Ono, o renomado chef do restaurante Sukiyabashi Jiro, localizado na estação de metrô Ginza, em Tokyo. O longa-metragem mostra a trajetória de Jiro em busca da perfeição do preparo e apresentação do sushi para os 10 clientes que recebe por vez nas concorridas cadeiras do estabelecimento.

+++ LEIA MAIS: 7 animes que vão ganhar adaptações live-action: Akira, Naruto, Death Note (de novo) e mais


Erased

Baseado no popular mangá de Kei Sanbe, Erased conta a história de Satoru Fujinuma, um jovem capaz de voltar no tempo para evitar mortes trágicas ao redor dele. Uma aventura tensa e emocionante começa quando a mãe do garoto conta sobre um assassinato de 18 anos atrás antes de também ser morta. 

+++ LEIA MAIS: Fã de anime, Michael B. Jordan lança coleção de roupas inspirada em Naruto


Terrace House

Seis jovens, três homens e três mulheres, participam do reality show para fazerem amizades ou encontrarem um parceiro para namorarem. Todos vivem uma casa luxuosa, como dois carros disponíveis e mantém a rotina normal de trabalho. Eles também podem deixar o programa a qualquer momento.  

A produção permite que o espectadores assista e conheça a realidade dos jovens nas cidades de Tóquio, Shonan, Havaí e Nagano. A cultura e a visão de mundo dos japoneses podem ser vistas desde a maneira como eles convivem até as opiniões dos comentaristas.

+++ LEIA MAIS: Além de live action, Akira também vai virar anime


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA