Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 Motivos para maratonar Lovecraft Country, terror da HBO, no Halloween [LISTA]

A série produzida por Jordan Peele e Misha Green mistura terror cósmico com racismo e acontecimentos históricos

Vinicius Santos | @vini_ls13 Publicado em 31/10/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lovecraft Country (foto: reprodução/ HBO)
Lovecraft Country (foto: reprodução/ HBO)

Recentemente, o canal HBO transmitiu o último episódio da primeira temporada de  Lovecraft Country, uma das novas super-produções do grupo de TV a cabo para 2020. A série, como o nome já diz, se baseia na mitologia do horror cósmico, subgênero de terror criado pelo autor H.P. Lovecraft.

Com uma média de 90% de aprovação da crítica e 70% do público na plataforma Rotten Tomatoes, a série é uma das mais bem-sucedidas (e assustadoras) do ano. Além disso, conta com Jordan Peele e J.J. Abrams como produtores executivos. 

Atualmente sendo reprisada diariamente nos canais da HBO na TV e com toda a temporada disponível no serviço por assinatura HBO Go, a Rolling Stone Brasil elencou alguns motivos para considerar maratonar a série neste Halloween. 


Orçamento de filme na tela da TV 

Lovecraft Country | Confira o trailer da nova série HBO produzida por  Jordan Peele e J.J. Abrams

Game of Thronesacabou, mas a vontade do grupo HBO de fazer uma série no mesmo nível de orçamento e qualidade de produção continua. Esses valores e investimento foram transferidos para Lovecraft Country.

+++LEIA MAIS: Como Lovecraft Country, nova série de terror, lidará com o fantasma do racismo de H.P. Lovecraft?

A showrunner Misha Green não entrou em cifras, mas disse em uma entrevista ao site IndieWire que a produção contava com mais de 160 artistas de efeitos especiais e um orçamento que a permitia fazer tudo que ela quisesse.


Sci-fi e Terror num único pacote

Lovecraft Country humanizou mulheres negras maduras, nerds e fora do  “padrão” - Mundo Negro

Lovecrafté conhecido por inovar no terror misturando o encanto das várias descobertas científicas dos séculos XIX e XX com o horror de monstros além da compreensão, vindos da imensidão do espaço sideral. Se essa descrição do terror cósmico te deixou interessado, vale a pena dar uma chance a série. 

+++LEIA MAIS: Como H.P. Lovecraft criou as bases do terror moderno na cultura pop [ANÁLISE]

O aspecto retrô da segunda revolução industrial combinado com a culturas antigas sendo descobertas no processo de globalização é uma estética única e muito atraente para obras de ficção. Para os fãs de cinema, é como misturar Indiana Jones com Alien.


 Elenco de maioria negra

Pod Assistir: Por que 'Lovecraft Country' é importante

O que chamou a atenção no livro escrito por Matt Ruff, no qual a série se baseia, são os protagonistas e a maioria dos personagens coadjuvantes são negros. A série mantém essa característica, com a história de Atticus Freeman, um veterano da Guerra da Coreia que retorna a cidade natal dele para resolver questões de família com o pai, Montrose.

+++LEIA MAIS: Visual de vilão original de Star Wars: A Ascensão Skywalker é vazado - e parece ter saído dos livros de Lovecraft; veja

Com claras homenagens ao gênero do blaxploitation, Lovecraft Country usa talentos negros em praticamente todos os aspectos da produção. Seja na trilha sonora, figurinos ou consultoria histórica para retratar fielmente aspectos da realidade dos anos 1950. 


Grandes talentos nas telinhas 

Lovecraft Country: Trailer Oficial | HBO - YouTube

Os nomes do elenco falam por si próprios:Jonathan Majors (de Destacamento Blood, de 2020) é Atticus, Jurnee Smolet (Aves de Rapina, de 2020) é a melhor amiga Letitia, Michael Kenneth Williams (The Wire, de 2002) é o pai Montrose e Courtney B. Vance é o tio e mentor George.

+++LEIA MAIS: Novo filme de terror da Netflix apavora o público com cenas sádicas e explícitas

Basta dizer que todos os atores estão ótimos nos papéis, que parecem ter sido escritos pensando neles.


Uma aula de história muito mais divertida

Lovecraft country': série une horror clássico e crítica social para  exorcizar monstruosidade do racismo - Jornal O Globo

Na década de 1950, vários estados norte-americanos ainda viviam sobre leis segregacionistas. Negros tinham bairros inteiros, assentos nos transportes públicos e até banheiros destinados para eles. Infringir essas barreiras acarretava punições e até encarceramento.

+++LEIA MAIS: De arrepiar os cabelos: 5 filmes de terror para assistir no Prime Video

Para quem não conhece o tema, Lovecraft Countryé uma aula, com informações históricas apuradas e assustadora em vários momentos, não apenas pelos monstros fantasiosos.


Racismo, o monstro mais real da trama

Monsters Are Scary, But White Supremacy Is the Real Terror: Lovecraft  Country, “Sundown” | Tor.com

Algo presente em traços da escrita (e largamente na vida pessoal) de H.P. Lovecraft eram as crenças na superioridade racial e um ódio velado a negros e demais minorias étnicas, além de culturas estrangeiras. A série aborda todas essas questões, sem tentar fugir da sombra do racismo do criador. 

+++LEIA MAIS: Saudade de O Poço, terror da Netflix? Saiba como revivê-lo em forma de sobremesa com ex-MasterChef

Desde vilões supremacistas, piores até que os monstros sobrenaturais, até atos de reparação histórica que os heróis ajudam a fazer, a luta contra o racismo é tema recorrente em Lovecraft Country. O que não poderia ser diferente logo em 2020. 


+++ BK' | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL