6 músicas para conhecer H.E.R, indicada ao Oscar 2021 por 'Fight For You' [LISTA]

A canção faz parte da trilha sonora de Judas e o Messias Negro, que concorre a 6 categorias na cerimônia

Camilla Millan Publicado em 16/04/2021, às 20h39

None
H.E.R. (Foto: Emma McIntyre/Getty Images for The Recording Academy)

Gabriella Wilson, mais conhecida como H.E.R., tem apenas 23 anos, mas já é uma referência no R&B contemporâneo. No Oscar 2021, a cantora concorre à Melhor Canção Original por “Fight For You”, do aclamado Judas e o Messias Negro.

A música inspirada no soul e no funk tem uma forte conexão com a trama do filme. Judas e o Messias Negro acompanha o presidente dos Panteras Negras Fred Hampton(Daniel Kaluuya) e o traidor Bill O’Neal,(Lakeith Stanfield) e tem uma grande mensagem sobre luta racial,  união e revolução. Na música, esses ideais se transformam em um canto potente.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Com grandes atuações, Judas e o Messias Negro relembra crueldade humana para evitar a repetição da história [REVIEW]

“Instituição mental causando tanta confusão/ Parece que a única solução é uma nova evolução/ Não aguentamos mais/ Não, não pode ser ignorado/ Quando eles baterem à sua porta, você estará pronto para a guerra?,” canta H.E.R..

Composta por H.E.R. com o produtor D’Mile e a com cantora Tiara Thoma, “Fight For You” é uma forte concorrente na categoria Melhor Canção Original no Oscar 2021. Contudo, a música não é o único grande trabalho da artista.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Judas e o Messias Negro é o primeiro filme produzido inteiramente por negros e indicado a Melhor Filme

A cantora nascida em Vallejo, na Califórnia, mostrou o talento ao mundo ainda criança. Foi uma questão de tempo até ganhar destaque com as emoções cruas nas letras - além do feeling único das músicas. Atualmente, H.E.R. é um dos grandes nomes do R&B contemporâneo - e inclusive já passou pelo Brasil no Rock in Rio 2019.

+++LEIA MAIS: Como o R&B contemporâneo cresceu no Brasil e vive seu melhor momento?

A cantora ganha cada vez mais destaque no mundo musical, principalmente com canções politizadas e com fortes mensagens, como a “I Can’t Breathe”. A música faz uma homenagem a George Floyd e venceu a categoria Canção do Ano no Grammy 2021.

Com muita técnica vocal, personalidade e habilidade com diversos instrumentos, H.E.R é hipnotizante. Confira 6 músicas para conhecer o trabalho da cantora: 

+++LEIA MAIS: Como categorias ‘urbanas’ criam barreiras para músicas e danças negras e perpetuam o racismo

“Best Part”

Um dos maiores sucessos de H.E.R., “Best Part” é uma parceria da cantora com Daniel Ceaser. Com o single romântico, os artistas ganharam a categoria “Melhor Performance R&B” no Grammy 2019. Além disso, no Soul Train Music Awards, a canção foi a vencedora da categoria “Melhor Performance Colaborativa”.


“Slide”

Outra parceria, “Slide” é uma música de H.E.R. com o rapper YG. A canção lançada em setembro de 2019 tem mais batidas e elementos do hip-hop, e é um dos grandes sucessos da cantora. Com a faixa, a artista alcançou a 43ª posição na Billboard Hot 100.

+++LEIA MAIS: Tributo ao Prince com Foo Fighters, John Legend, H.E.R. e outros será exibido no Brasil; veja


"I Can’t Breathe"

Em junho de 2020, em meio aos protestos do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras importam), H.E.R. lançou a música em homenagem a George Floyd, Breonna Taylor e às inúmeras vidas negras que acabaram devido à violência policial. 

A faixa é uma importante representação do posicionamento político da cantora dentro e fora dos palcos, e ganhou o Grammy 2021 de Canção do Ano. 

+++LEIA MAIS: Como apoiar movimentos sociais como o Black Lives Matter e organizações antirracistas pela internet; veja lista


“Could’ve Been”

Lançada em 2018, a faixa é uma parceria entre H.E.R. e o rapper Bryson Tyller e é o único single do EP I Used to Know Her: The Prelude. A música foi indicada ao BET Awards, ao MTV Music Awards e ao Grammy, sendo no último para "Melhor Música R&B" e "Melhor Performance R&B".


“Hard Place”

Mais calma e sentimental, “Hard Place” fala sobre estar em uma posição difícil na relação em que não se sabe o que escolher. A canção foi lançada em 2019 e representa muito do trabalho de H.E.R. com letras que abordam sentimentos e emoções facilmente identificáveis.

+++LEIA MAIS: Lizzo, Jorja Smith e mais: 4 mulheres incríveis do novo R&B que você deveria ouvir agora

Além disso, “Hard Place” foi indicada ao Grammy de "Gravação do Ano" e "Música do Ano", e foi vencedora do BET Her Awards. 


“Damage” 

O single lançado em 2020 está entre as canções mais populares de H.E.R no Spotify, e mostra toda a potência e do crescimento profissional da cantora, mesmo em uma música intimista. Com um alcance vocal extraordinário, "Damage" representa todo o talento da jovem artista.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Daniel Kaluuya, astro de Judas e o Messias Negro [LISTA]


“Fight For You”

E, caso não conheça, não deixe de ouvir "Fight For You", música de Judas e o Messias Negro indicada ao Oscar 2021.


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL