Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

7 discos icônicos lançados há 20 anos: de System Of a Down a Charlie Brown Jr

Confira algumas produções nacionais e internacionais que fizeram sucesso no início do século XXI

Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 28/03/2021, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Dolmayan do System of a Down (Foto: Reprodução) e Chorão do Charlie Brown Jr (Foto: Reprodução / Instagram)
John Dolmayan do System of a Down (Foto: Reprodução) e Chorão do Charlie Brown Jr (Foto: Reprodução / Instagram)

O começo dos anos 2000 foi definido pela abundância de estilos e referências musicais. Bandas influenciadas pelo grunge dos anos 1980 e 1990, remanescentes do punk e do rock de garagem se soltaram e criaram novas sonoridades para o rock alternativo e independente (conhecido como indie rock) - com forte presença de sintetizadores e toques de eletrônica. 

Grupos comoBlink-182, The Strokes e Gorillaz foram pioneiros, e abriram o caminho para outros artistas inovarem. A Rolling Stone Brasil listou 7 discos icônicos que marcaram o início do século; confira.

+++ LEIA MAIS: Os 11 melhores discos de pop-punk dos anos 2000, segundo radialistas

Is This It -The Strokes 

A união de cinco jovens rebeldes cheios de referências musicais resultou em um dos discos mais promissores e famosos dos anos 2000. Julian Casablancas (vocal), Albert Hammond Jr. (guitarra), Nick Valensi (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e Fabrizio Moretti (bateria) estrearam na indústria musical do melhor jeito: emplacaram o álbum de estreia Is This It na Billboard 200 e no Top 500 da Rolling Stone EUA, e alcançaram a certificação de Platina. 

Os singles “Someday” e “Last Nite” resumem o disco: rock de garagem e guitarras rasgadas acompanhadas de sintetizadores - como fazia The White Stripes anos antes. Além do álbum ter sido um sucesso, o The Strokes influenciou bandas como Arctic Monkeyse The Killers, responsáveis por incentivar e fortalecer o cenário do indie rock

+++ LEIA MAIS: The Strokes voltaram a ser bons ou o mundo que enfim ficou esquisito como eles?

Confira o clipe de "Last Nite": 


Take Off Your Pants and Jackets - Blink-182

Com forte sonoridade do pop-punk-californiano dos anos 1990 - inspirado pelo veterano Green Day - Blink-182chegou nos anos 2000 com uma base sólida de fãs. O quarto disco, Take Off Your Pants and Jacketsconquistou admiradores do gênero, e a banda dominou a cena do 'novo' punk

Com letras sobre problemas com os pais, corações partidos, escola e vontade de ser rebelde, o disco moldou o caráter ‘emo’ dos adolescentes da época - como fez Simple Plan em seguida.  Os singles “First Date”“Stay Together For The Kids” atingiram o primeiro lugar na Billboard 200 EUA - primeiro álbum de punk-rock a conseguir o mérito. 

+++ LEIA MAIS: Playlist: 17 músicas que todo emo dos anos 2000 ouviu até cansar

Confira o clipe de "First Date": 


100% Charlie Brown: Abalando Sua Fábrica - Charlie Brown Jr

Formada em Santos, em 1992,Charlie Brown Jr se solidificou como referência no rock nacional entre 1990 e 2010. Em 2001, lançou o quarto disco e, assim como Blink- 182, tinha fãs fiéis provenientes dos trabalhos anteriores.

Todos os instrumentos (bateria, guitarra, baixo e voz) foram gravados em simultâneo, o que resultou em um efeito de gravação ao vivo e uma sonoridade mais crua. O álbum, repleto de evidentes referências ao punk-rock (diferente das três primeiras produções, com rap e reggae), não demorou para se tornar o 'queridinho' do público. 

+++ LEIA MAIS: 8 anos sem Chorão: relembre 8 momentos marcantes do músico no Charlie Brown Jr [LISTA]

As faixas “Hoje Eu Acordei Feliz", "Como Tudo Deve Ser” e “Lugar Ao Sol” fazem parte do álbum, único projeto da banda sem participação de outros artistas, reforçando a sonoridade “100% Charlie Brown”. Produzido pela gravadora EMI, alcançou a décima posição no ranking Top 100 Brasil e garantiu certificação de Ouro. 

Confira uma apresentação de "Como Tudo Deve Ser":


Discovery - Daft Punk

Daft Punk foi uma dupla francesa de música eletrônica formada em 1993 que encerrou as atividades em fevereiro de 2021. Revolucionários na indústria musical, tornaram-se populares pelo movimento de french house junto ao rock, disco e techno

Discovery (2001), segundo disco do grupo, chegou com tudo e fez a dupla atingir a maturidade musical. Com os hits “One More Time” e “Harder, Better, Faster, Stronger” o trabalho alcançou o segundo lugar nas paradas do Reino Unido e França. Além disso, ganhou certificação de Ouro e Platina em mais de cinco países. 

+++ LEIA MAIS: Após separação, Daft Punk cresce mais de 500% nos streamings

Confira o clipe de "One More Time":


Toxicity - System of a Down

Formado na Califórnia, EUA, em 1994, por Serj Tankian (vocal, teclado e guitarra), Daron Malakian (vocal e guitarra), Shavo Odadjian (vocal e baixo) e John Dolmayan (bateria) o grupo é um dos principais nomes do heavy metal, mas também explora punk, rock clássico e sons experimentais como folclore armênio e jazz fusion

O segundo disco de estúdio, Toxicity (2001), foi o motivo da banda se tornar mundialmente conhecida. As faixas "Chop Suey!", "Toxicity" e "Aerials" conquistaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100 e o disco ficou no topo da Billboard 200. Com isso, System of a Down ingressou nos “anos dourados” da carreira, com sucessos avassaladores até meados de 2004.

+++ LEIA MAIS: Baixista do System of a Down diz que, se dependesse dele, a banda já teria lançado 10 discos inéditos 

Confira o clipe de "Chop Suey!": 


Gorillaz - Gorillaz

Gorillazé uma banda virtual britânica com misturas de indie rock, punk e eletrônica. No disco homônimo de estreia, o grupo explora as sonoridades do hip-hop e reggae. Hits como “Clint Eastwood” e “Tomorrow Comes Today” fizeram o álbum atingir a 14ª posição na Billboard 200 EUA e nas principais paradas musicais da Austrália, Canadá e Reino Unido. 

O sucesso foi tanto que a banda entrou para o Guinness Book World Records - compilado anual de recordes internacionais - como a banda virtual de maior sucesso mundial. Além disso, o grupo conquistou diversas certificações de Ouro e Platina com o trabalho. 

+++ LEIA MAIS: Vocalista do Gorillaz fala da fama dos integrantes virtuais, fazer 50 anos e ainda ficar chapado

Confira o clipe de "Tomorrow Comes Today":


CPM 22 - CPM 22

Uma das principais bandas nacionais de hardcore, CPM 22surgiu no interior de São Paulo em 1995. Formado - atualmente - por Fernando Badauí (vocal), Luciano Garcia (guitarra), Phil Fargnoli (guitarra e vocal), Ali Zaher (baixo) e Daniel Siqueira (bateria), o grupo fez muito sucesso entre o final dos anos 1990 e começo da década de 2010. 

CPM 22foi o seguindo lançamento de estúdio e teve papel importante na evolução do grupo. O disco foi fruto do contrato com o selo da Arsenal Music, sendo o primeiro álbum produzido por uma grande gravadora. A parceria foi responsável pelo sucesso nacional da banda e do álbum, que teve certificação de Ouro. 

+++ LEIA MAIS: CPM 22 revela nova formação depois de saída do baterista Japinha

No ano seguinte, os hits “Tarde de Outubro” e “Regina, Let’s Go” garantiram o prêmio Video Music Brasil da  MTV na categoria Banda Revelação

Confira o clipe de "Regina, Let’s Go":


 +++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL