Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paródias, fracassos e musicais: 7 filmes inspirados nos Beatles [LISTA]

Tendo em vista a influência gigantesca do quarteto icônico, separamos algumas produções inspiradas no legado do grupo

Redação Publicado em 17/11/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Mesmo que o quarteto icônico formado por John LennonPaul McCartneyGeorge Harrison e Ringo Starrtenha durado aproximadamente 10 anos, a influência que os Beatles exercem até hoje na indústria musical e cinematográfica é indiscutível. O impacto que eles causaram no mundo desde o surgimento foi um prelúdio de que seriam uma das maiores bandas de todos os tempos. 

+++ LEIA MAIS: Violino, LSD e deportação: 8 fatos curiosos sobre George Harrison, guitarrista dos Beatles [LISTA]

Com isso em vista, reunimos abaixo um histórico de filmes que reconheceram o poder incomparável das canções do quarteto e o carisma de cada um dos integrantes. 

The Rutles: All You Need Is Cash (1978)

O pano de fundo do filme é o grupo The Rutles - uma paródia dos Beatles - formado por Eric Idle como Paul McCartneyNeil Innes inspirado em John Lennon, John Halsey brincando de Ringo Starr e Ricky Fataar como George Harrison.

O projeto, produzido nos Estados Unidos, foi um desastre nas classificações quando estreou em 1978, mas se tornou um fenômeno cult.


I Wanna Hold Your Hand (1978)

Robert Zemeckis, diretor de primeira viagem, mirou na histeria beatlemaníaca para fazer a comédia I Wanna Hold Your Hand, lançada em abril de 1978. Na narrativa, somos transportados à multidão esperançosa e caótica capaz de fazer tudo para ver os Beatles com os próprios olhos. 


Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1978)

Dirigido por Michael Schultz, o projeto é um musical inspirado em um dos maiores álbuns  dos BeatlesSgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, e foca na saga de uma banda fictícia tocada pelos Bee Gees e Peter Frampton. 


Beatlemania: The Movie (1981)

A sequência de filmes sobre a beatlemania não foi coincidência. Os adultos queriam reviver a juventude e as gerações mais jovens desejavam experimentar o fenômeno singular que era ser fã dos Beatles em primeira mão. Um bom exemplo dessa vivência, é o filme Beatlemania


The Rutles 2: Can’t Buy Me Lunch (2002)

The Rutles: All You Need Is Cash é uma sátira dos Beatles feita por pessoas que claramente amavam e entendiam o material do grupo. The Rutles 2  não é diferente. O filme segue como uma homenagem ao original de 1978 e apenas adiciona celebridades da época. 


Across the Universe (2007)

Os versos sobre saudade e revolução dos Beatles inspiraram Across the Universe, de Julie Taymor. Esse é um filme mais solene sobre a beatlemania e observa diferentes vidas de moradores de Nova York durante o período intenso da guerra do Vietnã, a crescente do rock and roll e a ascensão da inquietação política. Paul McCartney  mesmo é um verdadeiro fã da produção. 


Yesterday (2019)

Diferente dos citados acima, Yesterday tem uma abordagem diferente para captar a adrenalina da beatlemania: fez os fãs imaginarem como seria existir em um mundo que o icônico quarteto não existiu. 

+++ LEIA MAIS: Filme sem os Beatles coloca Paul McCartney e John Lennon de volta nas paradas dos EUA