Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

7 motivos para assistir Nick Mason’s Saucerful of Secrets - e viajar no tempo com o Pink Floyd

O show ao vivo mostra a saga da banda de recriar o clima dos primeiros anos do Pink Floyd

Vinicius Santos | @vini_ls13 Publicado em 11/11/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nick Mason's Saucerful of Secrets: Live at the Roundhouse (foto: reprodução/ Sony Pictures)
Nick Mason's Saucerful of Secrets: Live at the Roundhouse (foto: reprodução/ Sony Pictures)

Nick Mason's Saucerful of Secrets - Ao Vivo no Roundhouse é o mais novo lançamento de show em blu-ray nas plataformas digitais. Distribuído pela Sony Home Entertainment, a apresentação da banda liderada pelo baterista do Pink Floyd é o resultado de um ano de shows.

O Saucerful of Secrets é um grupo formado por Nick Mason,Gary Kemp, Guy Pratt, Lee Harris e Dom Beken com um objetivo simples, porém ousado: tocar músicas do Pink Floyd da era pré-Dark Side of The Moon (1973). Várias dessas faixas não foram tocadas por décadas.

A Rolling Stone Brasil elencou os principais motivos para se viajar no tempo com o show ao vivo de Nick Mason.


Nick Mason conhece o Pink Floyd melhor que ninguém

David Gilmour e Roger Waters são partes vitais do Pink Floyd, isso é inegável. Mas, verdade seja dita, apenas NickMason esteve na banda durante todos os álbuns. Ele é, por experiência e intimidade, quem mais conhece a essência da banda lendária e isso foi explorado no Roundhouse.

+++LEIA MAIS: Discos de vinil: 10 opções que vão conquistar os fãs de rock


Falando em Roundhouse...

A casa de shows londrina é tão ou quem sabe ainda mais lendária quanto as músicas tocadas pelo Saucerful ofSecrets. Situada num antigo galpão ferroviário em Londres, o local recebeu algumas das maiores apresentações do Pink Floyd nos anos 1960.

+++LEIA MAIS: Por que Syd Barrett saiu do Pink Floyd?


Setlist que até os maiores fãs podem não conhecer completamente

O Saucerful of Secrets quis realmente explorar as partes mais antigas e intocadas do legado do Pink FloydAfinal, o nome do grupo não é uma homenagem ao segundo disco do Floyd, de 1968, por acaso.

+++ LEIA MAIS: Como chegar no timbre de guitarra distorcido usado por Syd Barrett, fundador do Pink Floyd


De banda de garagem a viagens espaciais

Ao Vivo no Roundhouse quer mostrar de tudo, dos primórdios do Floyd com "Vegetable Man", quando Syd Barrett ainda era integrante e também para exibir o nascimento do rock psicodélico, assinatura do grupo, com hits do primeiro disco (The Piper At The Gates of Dawn, 1967) como "Interstellar Overdrive".

+++ LEIA MAIS: A Primeira Viagem: Pink Floyd mudou o rock com The Piper at the Gates of Dawn, 50 anos atrás


O restante da Saucerful of Secrets não deixa a desejar

Gary Kemp é membro fundador da banda new wave Spandau Ballet e Guy Pratt foi baixista do Pink Floyd no final dos anos 80 e 90. Além deles, o guitarrista Lee Harris e tecladista Dom Beken não ficam para trás na capacidade técnica.

+++ LEIA MAIS: Curta-metragem mostra a primeira ‘viagem de ácido’ do fundador do Pink Floyd


Matar a saudade de ir a um show ao vivo

O diretor James Tonkin se concentrou em dar a imersão de como é estar dentro do show da Saucerfulof Secrets. Em tempos como estes, onde a previsão para quando poderemos assistir a um show ao vivo ainda é nebulosa, a experiência ganha atmosfera nostálgica e vale ainda mais.

+++ LEIA MAIS: Roger Waters toca clássicos subestimados do Pink Floyd em novo vídeo; assista


Show e documentário ao mesmo tempo

Intercalando as faixas há filmagens históricas do Floyd para contextualizar o show e comentários de integrantes do Saucerful of Secrets. Em uma cena é revelado como Lee Harris teve a ideia de uma banda 'a la Pink Floyd', conquistou Pratt com a sugestão e ele enfim propôs para Mason. Depois que Kemp e Beken se juntaram ao grupo, uma química se desenvolveu e não havia como voltar atrás.

Nick Mason's Saucerful of Secrets - Ao Vivo no Roundhouse está disponível para compra no iTunes, Google Play, Net NOW, SKY Play e Vivo Play.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL