Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

7 polêmicas que Silvio Santos já se envolveu [LISTA]

Com mais de 57 anos de carreira televisiva, o apresentador de 88 anos de idade coleciona situações controversas envolvendo artistas e participantes da plateia

Redação Publicado em 09/12/2019, às 18h11 - Atualizado às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Silvio Santos (Foto: reprodução)
Silvio Santos (Foto: reprodução)

No último domingo, 8, Silvio Santos envolveu-se em uma grande polêmica com Jennyfer Oliver, cantora negra que se apresentou em quadro musical do programa. Além dela, outras três participantes cantaram "Caneta Azul", mas apenas Oliver foi impedida de continuar a apresentação pois, segundo o apresentador, a canção era "muito chata".

+++LEIA MAIS: Silvio Santos e Ivete Sangalo merecem o Trono de Ferro, segundo fãs de Game of Thrones

Apesar disso, Jennyfer Oliver foi escolhida como a vencedora do concurso pelo voto popular, mas Silvio Santos mudou os resultados. O apresentador, atualmente com 88 anos, entregou o prêmio para Juliana, uma cantora branca. Ele explicou a decisão: "Na minha opinião, a melhor intérprete na televisão foi Juliana. Você ganhou, você é bonita, canta bem. Ganhou mais R$500".  

No entanto, o episódio, considerado racista por internautas, não é o primeiro no qual Silvio Santos se envolveu. Com mais de 88 anos de idade e 57 de carreira televisiva, o apresentador já esteve em diversas polêmicas envolvendo celebridades e participantes da plateia.

Confira sete polêmicas as quais Silvio Santos já se envolveu:

Silvio Santos e Pabllo Vittar

Um dos quadros do programa, o "Jogo das 3 Pistas", consiste em Silvio Santos dar três dicas para a pessoa acertar a palavra definida pela brincadeira. Em uma das edições, David Brazil, GominhoPabllo Vittar foram citados para as convidadas Karina Bacchi e Cristiana Oliveira acertarem a resposta.

+++LEIA MAIS:Pabllo Vittar é destaque na Rolling Stone EUA como a estrela pop do nosso tempo

Após algumas tentativas erradas, a pergunta foi para a plateia, que citou termos como homossexual, travesti, gay, artistas, homens e apresentadores, mas ninguém acertou a palavra definida: bicha, utilizada no sentido pejorativo. 

Após a repercussão do programa, Pabllo Vittar deu entrevista ao TV Fama e falou sobre a necessidade de ressignificar esses termos: "Acho que a gente tem que pegar esses nomes aos quais as pessoas se referem e levar para o nosso lado como um adjetivo e não como um xingamento. Encaro a palavra bicha como um empoderamento. Não sou bicha, não. Sou bichérrima, bichona! Sou mais do que bicha! Viva as bichas e é isso. Não me ofende, porque  pego essas palavras para mim como uma forma de empoderamento".

Silvio Santos e Claudia Leitte

Durante o Teleton 2018, Claudia Leitte se apresentou e Silvio Santos fez comentários sexuais e constrangedores sobre a vestimenta da cantora - um vestido rosa, de mangas compridas e sem decote, com saia curta. Além disso, o apresentador se recusou a abraçar a artista, alegando que ficaria "excitado". 

Depois do acontecimento, Claudia Leitte compartilhou no Instagram um depoimento sobre o assunto: "Senti-me constrangida sim! Quando passamos por episódios desse tipo, vemos em exemplificação, o que acontece com muitas mulheres todos os dias, em muitos lugares. Isso é desenfreado, cruel, nos fere e nos dá medo. A provocação vem disfarçada de piada, e as pessoas riem, porque acostumaram-se, parece-nos normal! [...] Até que horas podemos estar nas ruas? [...] Nós que somos vítimas! Ah, mas se estivéssemos usando outra roupa? Definitivamente a culpa não é do que estamos usando".

Silvio Santos e Angélica

Os comentários machistas e sexistas de Silvio Santos não foram feitos apenas para Claudia Leitte. Durante o programa, o apresentador afirmou que Angélica só teria ficado bonita após se relacionar com Luciano Hulk

Enquanto recebia Mara Maravilha e Jackeline Petkovic no programa, Silvio Santos disse: "Estou falando que quando você [Mara] era menininha era toda bonitinha, arrumadinha. Agora essa aí [Jackeline] ficou uma maravilha de mulher... Igual à Angélica, depois que casou com o Luciano Huck - ele deu um 'trato' nela, e ela ficou linda".

Silvio Santos e Maisa

Um dos potencializadores da carreira de Maisa foi o programa de Silvio Santos. No entanto, atualmente com 17 anos e considerada uma uma das jovens influenciadoras com maior destaque, a atriz não deixa os comentários do apresentador passarem em branco.

Em 2017, Silvio Santos quis juntar Dudu Camargo e Maisa, e disse que a atriz queria agradar o menino devido ao seu vestido - peça sem decote, com saia pouco acima do joelho. No entanto, a influencer rebateu o apresentador, chamou Camargo de engessado e publicou um texto nas redes sociais:

"[...]Com certeza, uma parcela dos telespectadores gostaria que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo) ou beijá-lo. Estou aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo?[...]"

Apesar disso, Silvio Santos chamou Dudu Camargo novamente ao seu programa com o objetivo uni-lo à Maisa. A atriz não aguentou as brincadeiras e saiu do estúdio chorando. Mesmo com críticos a Camargo, o apresentador de 88 anos rebateu: "Se não quiserem o Dudu no jornalismo, ele vai trabalhar no auditório. Vou transformá-lo em um dos maiores apresentadores da televisão brasileira".

Silvio Santos e Fernanda Lima

Em 2017, Silvio Santos disse que Fernanda Lima era muito magra. Além disso, fazendo referência ao programa da apresentadora, ele declarou: "se ela não souber fazer amor e sexo, eu vou ensiná-la".

Após o acontecimento, Lima falou sobre o apresentador: "Acho que o Silvio é o maior comunicador vivo brasileiro, mas nesse quesito, eu perguntaria: 'Silvio, por que não te calas?'"

Silvio Santos e Anitta

No Teleton 2016, Anitta convidou Silvio Santos para dançar, mas o apresentador negou pois, segundo ele, poderia ficar "excitado".  Além do comentário machista, o empresário fez declaração gordofóbica sobre as dançarinas plus size da cantora, afirmando que quem vai para a cama com elas tem apenas dois prazeres: quando "estão no bem bom" e quando "elas saem de cima". 

+++LEIA MAIS:Rock in Rio 2019: Anitta joga em casa e consagra carreira meteórica com funk, sertanejo e pop

Silvio Santos e participante da plateia

Durante um quadro do programa, ao receber uma participante, Silvio Santos fez diversas perguntas constrangedoras: "É menina ou menino?" Após receber confirmação de que seria menina, o apresentador continuou: "Menina? Tá com cara de menino, fazer o quê... Tá bonito, tá bonito, não quer dizer que tá feio. Tá bonita. Mas esse cabelo não fica bem em você. Por quê não deixa o cabelo ficar crescido, qual o problema?”

Depois, a participante revelou que foi ao exército e Silvio continuou com as provocações: "É soldado? Então bate continência! Soldado bonito, não é bonito? É menino, não? É menina?". Além disso, após a participante errar a resposta do jogo, o apresentador ainda falou: "Você não sabe nada! Vai embora, você é um aluno que não estuda!"


+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'