Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

7 easter eggs de Coringa que você pode não ter percebido - com spoilers!

Desde personagens do universo Batman e outros filmes, o longa estrelado por Joaquin Phoenix está repleto de referências

Vinicius Santos Publicado em 07/10/2019, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquin Phoenix como Coringa (Foto: Reprodução Warner)
Joaquin Phoenix como Coringa (Foto: Reprodução Warner)

Coringa finalmente está nos cinemas e os fãs do vilão podem finalmente ver e opinar sobre o longa que a cada dia se mostra um dos filmes baseados em HQ mais polêmicos já produzidos.

Porém, mesmo que o longa estrelado pelo astro Joaquin Phoenix se proponha a contar uma história nova sobre o Palhaço do Crime, não foram poucas as referências à mitologia Batman e também a outras obras cinematográficas responsáveis por grande influência no enredo e mensagem.

Listamos abaixo alguns desses detalhes e o impacto deles no filme.

Vale lembrar que a lista contém spoilers!


O Rei da Comédia


Reprodução Paramount

Nunca foi segredo a forte influência do cineasta Martin Scorsese (talvez até mais importante do que a história contada nas revistas da DC) em Coringa.Scorsese era produtor até sair do projeto para filmar o exclusivo NetflixO Irlandês. O enredo e até o elenco foram moldados em vista do clássico de 1982 O Rei da Comédia.

No filme de Scorsese, Robert De Niro interpreta um comediante falido e com problemas
mentais Rupert Pupkin, que idolatra o apresentador de TV vivido por Jerry Lewis, Jerry Langford. Em Coringa,Joaquin Phoenix também interpreta um comediante falido e com problemas mentais e idolatra o personagem de De Niro, também um apresentador de TV.


Jovem Bruce Wayne


Reprodução Warner Bros.

O ator mirim escolhido para interpretar o garoto que um dia se tornará o Batman é Dante Pereira-Olson, anteriormente escalado como a versão criança de Joaquin Phoenix em Você Nunca Esteve Realmente Aqui, de 2017.

O ator foi provavelmente escalado devido a aprovação de Phoenix pelo trabalho antigo, mas o fato de que os atores viveram o mesmo personagem antes definitivamente cria uma conexão entre Bruce Wayne e Arthur Fleck. Por fim, numa cena onde ambos se encontram, Bruce desce da casa na árvore onde estava escorregando em um poste, clara referência ao seriado de TV do Batman dos anos 1960.


Tempos Modernos


Reprodução Charles Chaplin Productions

Em uma cena na qual Arthur Fleck se esgueira para dentro de um cinema para confrontar Thomas Wayne. A sala exibia Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin, no qual o protagonista vivido pelo próprio comediante é preso, assim como Fleck também é, em dado momento do filme.

O diretor Todd Phillips disse que “tem um pouco de Chaplin em Arthur, e isso é muito importante para definir o personagem.”


Personagens menores do universo Batman


Reprodução Warner Bros.

Logo no início do filme aparece uma assistente social chamada Debra Kane. A mesma personagem cuida de Bruce Wayne após a morte dos pais no romance Batman: The Ultimate Evil (sem nome em português). O nome também é uma referência a Bob Kane, criador do Homem-Morcego.

Arthur Fleck passa a ser investigado por dois detetives após começar a cometer crimes. Um deles é Thomas Burke, apresentado na edição número 748 da revista Detective Comics. Burke é descrito como o comediante do departamento de polícia de Gotham, e ele se comporta de maneira um pouco absurda e engraçada no filme.


A Piada Mortal


Reprodução DC Comics

Tida como uma das histórias fundamentais da mitologia Batman e a origem definitiva do Coringa, a Graphic Novel A Piada Mortal, escrita por Alan Moore e ilustrada por Brian Bolland.

A HQ estabeleceu o Palhaço do Crime como sendo um comediante pobre e antes da vilania, coisa que o filme reconstrói. O Coringa também acredita na história de que tudo que basta para um homem normal ficar completamente louco é “um dia ruim”, e Joaquin Phoenix chega a dizer as mesmas palavras no longa.


Crimes e criminosos reais


Reprodução Warner Bros.

O filme se espelha em atrocidades que aconteceram de verdade para dar peso aos crimes de Arthur Fleck, e referencia criminosos notórios.

Em uma cena o vilão mata três jovens banqueiros de Wall Street que agrediam ele no metrô, similar ao crime de Bernie Goetz, em Nova York em 1984. O clube de Stand-up onde Arthur se apresenta se chama Pogo, o nome artístico de palhaço profissional do serial killer John WayneGacy.


O Zorro


Reprodução Melvin Simon Productions

No momento do filme no qual os Wayne saem de um cinema que exibia um filme do justiceiro Zorro, os fãs já sabem o que vai acontecer: um beco, um assaltante, e um latrocínio duplo que originou o Batman.

No quadrinhos o filme exibido é a Marca do Zorro, de 1940, porém em Coringa o filme em cartaz é As Duas Faces do Zorro, paródia do personagem feita em 1981.