Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Carnaval

8 cantores que inspiraram desfiles de escola de samba [LISTA]

Alcione, Maria Bethânia, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz são alguns dos artistas que tiveram suas vidas e histórias retratadas em sambas-enredo

Ivete Sangalo (Foto: Divulgação), Alcione (Foto: @_brunini) e Maria Bethânia (Foto: Roberto Filho)
Ivete Sangalo (Foto: Divulgação), Alcione (Foto: @_brunini) e Maria Bethânia (Foto: Roberto Filho)

Se o Carnaval é uma das maiores celebrações da cultura brasileira, nada mais natural que nomes importantes do cenário cultural inspirem os temas dos desfiles. Em 2016, a Estação Primeira de Mangueira foi campeã no Rio de Janeiro com um enredo em homenagem a Maria Bethânia. Nesta segunda,12, a escola aposta novamente em uma cantora como tema da apresentação. ''A Negra Voz do Amanhã" tem como tema a sambista Alcione

Pensando nisso, listamos abaixo alguns cantores que já tiveram suas vidas e carreiras retratadas nas avenidas de São Paulo e do Rio de Janeiro. 

+++LEIA MAIS: Como Axl Rose deu a volta por cima e se tornou relevante para a música novamente [LISTA]

Alcione

A cantora, carinhosamente conhecida como marrom, é o tema do desfile da Mangueira em 2024, no ano em que completa 50 anos de carreira. Este também o tempo que a sambista participa da escola de samba. O enredo fala da vida, carreira, espiritualidade e do Maranhão, estado natal da artista.

Maria Bethânia

Uma das vozes mais importante da música popular brasileira, Maria Bethânia também foi homenageada pela escola carioca. "Maria Bethânia, A Menina dos Olhos de Oyá" consagrou a escola como a grande campeã do carnaval de 2016 do Rio de Janeiro. 

+++LEIA MAIS: 10 discos nacionais que completam 10 anos em 2024 [LISTA]

Ivete Sangalo

"Hoje É Dia de Ivete!" foi o nome escolhido pela Grande Rio para homenagear Ivete Sangalo em 2017. A cantora participou do desfile como parte da comissão de frente e, mais tarde, no carro alegórico que fechou o desfile ao lado do marido, Daniel, e do filho, Marcelo

Zeca Pagodinho

No ano passado, a Grande Rio voltou a fazer um desfile tendo um cantor como tema. Dessa vez o homenageado da noite foi um dos sambistas mais amados do Brasil: Zeca Pagodinho. A escola tentava o bicampeonato com o samba inspirado no músico de Xerém.

+++LEIA MAIS: 5 vezes em que Dave Grohl se mostrou o cara mais legal do rock [LISTA]

Arlindo Cruz

Grande parceiro de Zeca, Arlindo Cruz também foi homenageado em 2023. O samba-enredo “Lugares de Arlindo” falou sobre momentos marcantes da trajetória do artista e lugares importantes na carreira do sambista.

Bezerra da Silva

A paulistana Acadêmicos do Tucuruvi homenageou Bezerra da Silva no ano passado, cantor, compositor, violonista, percussionista e um dos maiores representantes do partido-alto. O artista pernambucano faleceu em 2005, devido a problemas pulmonares.

+++LEIA MAIS: Led Zeppelin: 6 curiosidades sobre o álbum de estreia da banda [LISTA]

Ivone Lara

A Primeira Dama do Samba, Dona Ivone Lara foi o tema do desfile de 2023 da X-9 Paulistana."Dona Ivone Lara, mas quem disse que eu te esqueço?" celebrou a vida e obra da artista que faria 102 anos no ano passado.

Jair Rodrigues

Considerado o primeiro rapper brasileiro, Jair Rodrigues foi homenageado pela escola paulistana Pérola Negra. O músico foi um dos grandes parceiros de Elis Regina na vida artística e era conhecido pelo talento e alegria. 

+++LEIA MAIS: Barack Obama revela suas músicas favoritas de 2023 [LISTA]

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!