Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

8 fatos sobre Edward Mãos de Tesoura que você provavelmente não sabia [LISTA]

O filme de Tim Burton ajudou a consolidar o estilo peculiar do diretor - e firmou parceria quase fixa com Johnny Depp

Redação Publicado em 24/04/2020, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Edward Mãos de Tesoura (Foto: Reprodução)
Edward Mãos de Tesoura (Foto: Reprodução)

Edward Mãos de Tesoura(1990) é uma das melhores produções de Tim Burton. Chegou quando o cineasta já tinha dois títulos famosos - Beetlejuice (1988) e Batman (1989) - e ajudou a consolidar o estilo peculiar e único do diretor.

O filme conta a história de Edward (Johnny Depp), criado em laboratório por um cientista que morreu antes de terminá-lo. Mora sozinho em um castelo, até Peg Boggs (Dianne Wiest), uma típica mãe de subúrbio, encontrà-lo. Leva-o para casa, onde ele encanta toda a vizinhança - especialmente Kim Boggs (Winona Ryder).

+++ LEIA MAIS: Os 8 melhores filmes de Tim Burton, de acordo com IMDb: A Noiva Cadáver, Sweeney Todd e mais

Veja, abaixo, oito curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura

Michael Jackson ator?

Esse foi o primeiro de muitos filmes de Tim Burton com Johnny Depp. Mas quase foi diferente: o diretor queria Michael Jackson como protagonista! Também foram cogitados, antes de Depp, Tom Cruise, Jim Carrey e Robert Downey Jr.

+++ LEIA MAIS: Como seria o Batman 3 de Tim Burton e por que o filme deu errado?

Filho querido

Tim Burton, responsável por Beetlejuice, Peixe Grande, Alice no País das Maravilhas e diversos outros, considera Edward Mãos de Tesourasua criação preferida. Não é pouca coisa!

+++ LEIA MAIS: 7 fatos sobre Beetlejuice, do Tim Burton, que você provavelmente não sabia [LISTA]

Cinema mudo?

Edward é um personagem praticamente… Durante todo o filme, fala apenas 169 palavras. As expressões de Depp compensavam para a atuação, assim como os jogos de câmera de Tim Burton.

+++ LEIA MAIS: 8 fatos que você não sabia sobre Batman 3, o filme cancelado de Tim Burton [LISTA]

Tour histórico

As casinhas bonitinhas e iguaizinhas existem de verdade! O filme foi feito num bairro de Tampa, Flórida. Todas as casas foram pintadas nas cores pastel tão clássicas do filme. Durante as filmagens, os moradores ficaram em um hotel.

+++ LEIA MAIS:7 filmes da Disney que não parece, mas completam 10 anos em 2020 [LISTA]

Cult demais

O longa era considerado para “público restrito” (palavras chiques para “filme cult”). Por isso, estreou em apenas dois cinemas dos EUA - mas o sucesso subsequente o levou para centenas de salas. Arrecadou, ao todo, US$ 86 milhões.

+++ LEIA MAIS: Os 7 live-action da Disney mais detestados pelo público: O Rei Leão, Malévola e Alice com Johnny Depp

Visual clássico

O visual sombrio de Edward - olheiras, descabelado, pele pálida - foi inspirado no filme O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene. O personagem principal é um sonâmbulo.

Edwards Mãos de Tesoura é, também, uma homenagem ao expressionismo alemão dos anos 1920, em toda a sua sombriedade, e ao cinema mudo.

Amizade de longa data

Este foi o primeiro filme de Tim Burton estrelado por Johnny Depp. Depois, o ator apareceu em outras sete produções do diretor: Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva Cadáver(2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate(2005), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet(2007), Alice no País das Maravilhas (2010) e Sombras da Noite(2012).

Cara de um…

Tim Burton convidou Robert Smith e The Cure para compor a trilha sonora. A banda, porém, não conhecia o diretor, então recusaram. Ironicamente, o vocalista é a personificação de um personagem do cineasta, em termos gerais!

+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL