Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

8 filmes para conhecer Federico Fellini, mestre do cinema italiano [LISTA]

O cineasta icônico completaria 101 anos nesta quarta, 20

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 20/01/2021, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Federico Fellini (Foto: Reprodução)
Federico Fellini (Foto: Reprodução)

Diretor e roteirista, o italiano Federico Fellini lançou obras aclamadas que continuam a inspirar novos cineastas e admiradores da sétima arte. Os filmes - mistura de memórias, sonhos e desejo - fizeram de Fellini um ícone da fantasia, e conseguiram transportar para a telona uma visão pessoal do cineasta acerca da sociedade. 

+++LEIA MAIS: 40 anos sem Alfred Hitchcock, o homem que marcou a ascensão e queda da Era de Ouro do cinema

Não à toa o termo “Fellienesco” se instaurou no cinema. Usada para descrever cenas com imagens alucinógenas que invadam uma situação comum, a expressão representa a influência de Fellini no modo de fazer e pensar as produções. 

Fellini dirigiu 20 filmes, entre eles os famosos La Dolce Vita e 8 e Meio. A filmografia do cineasta rendeu mais de 12 indicações ao Oscar, além de 4 vitórias na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira e do Prêmio Honorário da Academia.

+++ LEIA MAIS: 7 longas que deveriam ter ganhado o Oscar de Melhor Filme - e perderam

O diretor morreu de ataque cardíaco em 1993, aos 73 anos, mas continua como uma grande referência, eternizado nas próprias obras. Cineastas como David Lynch, Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Tim Burton e Pedro Almodóvar já citaram Fellini como inspiração para grandes trabalhos.

Nesta quarta, 20, Fellini completaria 101 anos - e a Rolling Stone Brasil separou 8 filmes para conhecer melhor o cineasta: 

+++LEIA MAIS: Laranja Mecânica como você nunca conheceu: 5 histórias e fatos de bastidores sobre o clássico de Stanley Kubrick

A Estrada (1955)


Noites de Cabíria (1957)


La Dolce Vita (1960)


Oito e Meio (1963)


Satyricon (1969)


Roma (1972)


Amarcord (1973)


Casanova (1976)

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PÉRICLES | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL