Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

8 obras para provar que David Lynch é uma das maiores mentes criativas de todos os tempos [LISTA]

Adepto da meditação transcendental, o cineasta norte-americano de 75 anos já foi muito além do cinema, com músicas, série e livros

Igor Brunaldi (@igg.zz) Publicado em 02/02/2021, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Lynch (Foto: AP Images)
David Lynch (Foto: AP Images)

Nascido em 20 de janeiro de 1946, David Keith Lynch, ou apenas David Lynch não é "só" um dos maiores diretores de todos os tempos. O cineasta norte-americano, que tem hoje 75 anos, é também pintor, músico, escritor, roteirista e ator. 

Além de dirigir alguns dos filmes mais surreais, criativos e complexos dos últimos 40 anos, e ter criado Twin Peaks, uma das séries mais icônicas de todos os tempos, Lynch já gravou três discos: BlueBOB (2011), Crazy Clown Time (2011) e The Big Dream (2013).

+++LEIA MAIS: Veja como o público reagiu Eraserhead, de David Lynch, em 1977: 'A coisa mais estranha que já vi'

No mundo dos livros, o artista já publichou as obras Images (1994), Catching the Big Fish (2006) e Espaço Para Sonhar (2018), além de inúmeros textos literários.

Adepto da meditação transcedental, Lynch fala com frequência sobre a forma como essa prática contribue para que ele se mantenha criativo, e inclusive criou a David Lynch Foundation, com o objetivo de financiar esses ensinamentos em escolas e para pessoas em situações desfavoráveis como refugiados e pessoas em situação de rua.  

No livro Catching the Big Fish, o cineasta explica:

"Ideias são como peixe. Se você quer pegar um peixe pequeno, pode ficar em águas rasas. Mas se você quer pegar um peixe grande, precisa ir mais fundo. Lá no fundo, os peixes são mais fortes e mais puros. São enormes e abstratos. E são lindos."

Então para evidenciar a genialidade ímpar desse multi-artista e destacar o quão fundo ele mergulha para pegar peixes que resultam nesses filmes incríveis, selecionamos oito obras magníficas que foram criadas por David Lynch, ou contaram com a colaboração dele. 


Eraserhead (1977)


Cidade dos Sonhos (2001)


Participação na faixa "Fire Is Coming", de Flying Lotus


Twin Peaks (1990)


Veludo Azul (1986)


"Crazy Clown Time" - música e clipe por David Lynch


O Homem Elefante (1980)


Império dos Sonhos (2006)


Bônus: Rabbits (2002)


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL