Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

8 padrões que se repetem em quase todos os filmes da DC - do slow motion a ganchos de sequência [LISTA]

Conforme algumas técnicas se repetem nos longas, os fãs preveem o futuro dos personagens e da trama

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 12/04/2021, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aquaman (Foto: Divulgação / Warner), Esquadrão Suicida (Foto: Divulgação / Warner) e Mulher-Maravilha em Liga da Justiça (Foto: Reprodução)
Aquaman (Foto: Divulgação / Warner), Esquadrão Suicida (Foto: Divulgação / Warner) e Mulher-Maravilha em Liga da Justiça (Foto: Reprodução)

Com a quantidade de produções cinematográficas doDCEU, é possível notar o surgimento de alguns padrões nos filmes. Seja no modo de filmar cenas de batalha, ou como os poderes são desbloqueados nos personagens, há certas técnicas repetidas diversas vezes nas narrativas.

Conforme alguns detalhes vão se tornando hábito, os fãs conseguem, muitas vezes, adivinhar o futuro dos personagens e o que esperar até o final do filme - como, por exemplo, a maximização de um poder ou habilidade, ou uma sequência para aquele longa.

+++ LEIA MAIS: Escritor de Liga da Justiça critica estratégia da Warner para DCEU

Descubra quais aspectos são iguais nos filmes da DC, segundo o Screenrant:


Todos os filmes terminam com os personagens mostrando os poderes 

Jason Momoa como Aquaman (foto: Reprodução / Warner)

Independente do poder do personagem, uma exibição de habilidade será a ação das cenas finais. Ou seja, no final de Aquaman (2018), o herói estava nadando. A técnica é utilizada para causar uma maior emoção e aumentar as expectativas de quem assiste para uma sequência.

+++ LEIA MAIS: Tudo que sabemos sobre Adão Negro, novo filme da DC com The Rock


Ganchos para uma sequência

A DC não costuma fazer filmes sem continuidade, e deixa ganchos possibilitando uma sequência. Com o universo compartilhado dos filmes, é certo como qualquer oportunidade de uma nova história com os mesmos personagens será aproveitada.


Vilão secundário 

Além do grande vilão da trama, no universo DC há sempre a figura de um vilão secundário. O segundo antagonista é menos poderoso e sempre entra antes em conflito com o herói, deixando o embate entre os outros dois personagens acontecer apenas no clímax. Lobo da Estepe, Manta Negra, Faora e Mulher-Leopardo são alguns exemplos de vilões secundários.

+++ LEIA MAIS: Depois de Snyder Cut, quais são os planos da DC para os cinemas?


Sequência Slow Motion 

Esquadrão Suicida (Foto: Divulgação/Warner)

A cena na qual os personagens caminham devagar em direção à câmera é muito utilizada no cinema, e também marca presença na maioria dos filmes daDC. Zack Snyder, diretor, usa a técnica para enfatizar um poder, ou para dar um tom de comédia, como em Esquadrão Suicida.


Muito CGI nas batalhas 

Os efeitos especiais são necessários em cenas de batalha, porém, a DC costuma abusar da técnica. O CGI é usado de maneira pesada, tornando os personagens alterados graficamente, além de faltar naturalidade nas lutas.

+++ LEIA MAIS: Como Zack Snyder consertou um problema do MCU em Liga da Justiça?


Há pelo menos um personagem como alívio cômico 

Mesmo com uma grande parcela dos personagens com carga sombria, há pelo menos um para ocupar a vaga de humorista da turma. O alívio cômico consiste em um personagem mais leve e engraçado, como o Capitão Bumerangue em Esquadrão Suicida (2016).


Reviravolta após as cenas de batalha 

Liga da Justiça de Zack Snyder (Foto: Reprodução/Warner Bros.)

Os fãs da DC não devem ficar aliviados após uma cena na qual o vilão é derrotado. É normal acontecer uma reviravolta na trama, e os personagens necessitarem batalhar mais uma vez. Mulher-Maravilha 1984 (2020) e a Liga da Justiça (2021) de Zack Snyder são grandes exemplos disso.

+++ LEIA MAIS: Zack Snyder não queria copiar fórmula do MCU nos filmes da DC; entenda


Surgem novos poderes ao final de cada filme

Conforme o filme caminha para o encerramento, é possível notar novos poderes e habilidades nos personagens. A ideia é mostrar como os heróis precisam batalhar ao máximo para chegar ao auge do potencial. Isso acontece com personagens poderosos e com aqueles sem habilidade alguma, como em Esquadrão Suicida.


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL