Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

8 piadas em Friends que não seriam aceitas em 2020: assédio, homofobia e machismo

Apesar do seriado ser uma das sitcoms mais populares de todos os tempos, diversas cenas são consideradas antiquadas e preconceituosas

Redação Publicado em 13/02/2020, às 08h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Friends (Foto: Divulgação / Warner)
Friends (Foto: Divulgação / Warner)

Friends foi umas das séries mais populares da televisão norte-americana e até os dias hoje conquista os jovens com o humor e as narrativas cômicas dos personagens. Contudo, inevitavelmente, algumas piadas se tornaram antiquadas e inaceitáveis para o público. 

Assédio, homofobia e machismo são alguns temas que foram aceitos e mascarados por muito tempo na cultura pop. Felizmente, nos últimos anos, os espectadores tomaram consciência da importância de combater antigos valores morais e preconceitos.

O site Screen Rant reuniu as principais piadas da lendária sitcom que não seriam aceitas em 2020, e nós selecionamos 8 delas. Confira:

+++LEIA MAIS: Quanto os atores de Friends ganham até hoje com os direitos autorais?

Nojo de amamentação

JoeyChandler demonstram ter nojo de leite materno após verem Carol amamentar o bebê dela e fazem piada sobre a situação. De acordo com o Screen Rant, muitos espectadores consideraram o "humor" desrespeitoso com mulheres grávidas lactantes.

+++ LEIA MAIS: 6 atores de Friends estão no Instagram: quem é mais popular e qual você deveria seguir?


Gordofobia

Uma das piadas mais famosas da série é sobre o passado de Monica. Na narrativa, inúmeras piadas são feitas com o peso, corpo e hábitos alimentares do "vergonhoso" passado da personagem. E, segundo os espectadores modernos, os momentos cômicos são gordofóbicos.

+++ LEIA MAIS: Friends: Por que Chandler ‘esqueceu’ que se declarou para Monica?


Assédio

Ao longos das temporadas de Friends, JoeyChandler objetificaram inúmeras vezes o corpo das mulheres, além de fazerem comentários inconvenientes. Para o público atual do seriado, as piadas reforçam o machismo e a misoginia.

+++ LEIA MAIS: Friends: Quais são os principais erros nas idades dos personagens?


Transfobia

Os personagens da série revelam serem transfóbicos quando descobrem que o “pai” de Chandler é uma mulher transexual. Após receberem diversas críticas dos espectadores, a criadora Martha Kauffman se desculpou pela abordagem feita com a personagem.

+++ LEIA MAIS: Por que Brad Pitt participou de um episódio em Friends?


Misoginia

De acordo com o Screen Rant, Ross é um personagem extremamente misógino e demonstra essa característica quando fica furioso ao perceber o desejo do filho de brincar com uma boneca.

+++ LEIA MAIS: Friends: 5 curiosidades sobre os figurinos dos astros da sitcom [LISTA]


Sexismo

Além de misógino, Ross também é sexista. Logo após descobrir que a babá do filho é um homem, o personagem rapidamente deduz que funcionário só poder ser gay, pois, para ele, o ato de cuidar de um bebê está diretamente ligado com a feminilidade.

+++ LEIA MAIS: Os 7 momentos mais constrangedores de Chandler em Friends [LISTA]


Masculinidade tóxica

Chandler está constantemente preocupado com a imagem que as outras pessoas possuem dele e faz questão de enfatizar a masculinidade dele diante dos amigos nas mais diversas situações. 

+++ LEIA MAIS: Criadora de Friends relembra as batalhas de Matthew Perry, o Chandler, com o vício


Homofobia

Em certo momento, a série retrata o casamento entre Carol e Susan. Porém, ao invés de aproveitar a narrativa ousada para quebrar estereótipos e abrir espaço para a representatividade, a série escolheu retratar o casal de forma pejorativa, segundo os espectadores.

+++ LEIA MAIS: Friends: 7 fatos sem sentido no relacionamento de Monica e Chandler


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: