8 referências fora do MCU em Viúva Negra: 007 - Aventura no Espaço, tatuagens do Guardião Vermelho e mais [LISTA]

Além do MCU, Viúva Negra (2021) também se inspirou em acontecimentos reais para construir o filme solo de Natasha Romanoff

Julia Harumi Morita Publicado em 12/07/2021, às 15h44

None
Scarlett Johansson como Natasha Romanoff em pôster de Viúva Negra (Foto: Divulgação / Disney)

[Atenção: esta publicação contém spoilers de Viúva Negra (2021)]

Como muitas produções do Universo Cinematográfico da Marvel, Viúva Negra (2021) trouxe diversos Easter eggs de filmes e séries anteriores da franquia, além de aproveitar eventos históricos e símbolos culturais para construir uma narrativa cativante e atual.

O site Screen Rant fez uma lista com todos os detalhes importantes do longa-metragem estrelado por Scarlett Johansson, Florence Pugh, David Harbour e Rachel Weisz, e a Rolling Stone Brasil separou oito referências fora do MCU presentes no filme. Confira:

+++ LEIA MAIS: 7 Easter eggs de Viúva Negra: Uniforme branco de Natasha Romanoff, golpes de Treinador e mais [LISTA]

North Institute

No começo do filme, a suposta família de Natasha Romanoff precisa deixar tudo para trás e fugir para Cuba após Alexei Shostakov roubar uma informação importante do North Institute, um local real nas HQs da Marvel e uma possível referência a Oliver North, ex-fuzileiro naval envolvido no escândalo Irã-Contras.


MKUltra

De acordo com o Screen Rant, o projeto roubado é similar ao MKUltra, programa da CIA que realizou diversos experimentos em pessoas e tinha o objetivo de controlar a mente das pessoas.

+++LEIA MAIS: Conheça os novos personagens de Viúva Negra, da Marvel [LISTA]


"American Pie"

Yelena Belova canta "American Pie", de Don McLean, o qual reflete sobre o fim do sonho norte-americano após a morte de John F. Kennedy em 1963.


"Smells Like Teen Spirit"

O hit "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, acompanha os créditos de abertura e o treinamento das jovens viúvas negras na Sala Vermelha. Segundo o Screen Rant, a música, que se tornou um símbolo de rebeldia adolescente, faz um contraste com a juventude roubada das meninas controladas por Dreykov (Ray Winstone).

+++LEIA MAIS: Viúva Negra explica cena de Natasha Romanoff e Loki em Os Vingadores; entenda


Imagens históricas

O filme também mostra montagens de Dreykov ou as viúvas negras em eventos históricos com Jimmy Carter, Vladimir Putin e Bill Clinton.


007 - Aventura no Espaço

Após os eventos de Capitão América: Guerra Civil (2016), Natasha se isola na Noruega. Em um trailer, ela assiste ao filme 007 - Aventura no Espaço (1979) e até repete as falas dos personagens. Neste longa, Drax (Michael Longsdale) planeja ficar escondido dos radares com uma estação espacial - um spoiler da localização da Sala Vermelha.

+++LEIA MAIS: Qual é a conexão entre Viúva Negra e Vingadores: Ultimato? Scarlett Johansson explica


The Incredible Shrinking Man (1957)

O general Ross (William Hurt) traz um Easter egg em um breve fala sobre o Homem-Formiga. Ao falar do herói, o personagem diz: "The incredible shrinking convict" - uma referência direta ao filme The Incredible Shrinking Man (1957), baseado na obra The Shrinking Man (1956), de Richard Matheson, diretor do episódio "Little Girl Lost", de Twilight Zone (1959), o qual inspirou o reino quântico de Homem-Formiga.


As tatuagens do Guardião Vermelho

Entre as tatuagens do Guardião Vermelho, está o nome Karl Marx, o símbolo do escudo do personagem nas HQs, e as mesmas marcas de um prisioneiro russo, o qual foi retrado no livro Russian Criminal Tattoo Police Files Vol I (2016).

+++ LEIA MAIS: Como Scarlett Johansson se sente ao dar adeus a Viúva Negra?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL