Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

80 anos de Pernalonga: O melhores momentos década a década

Personagem é um dos mais icônicos das animações

Felipe Grutter Publicado em 26/07/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pernalonga em O Abominável Coelho das Neve, Space Jam: O Jogo do Século e O Show dos Looney Tunes (Foto: Reprodução/Warner Bros)
Pernalonga em O Abominável Coelho das Neve, Space Jam: O Jogo do Século e O Show dos Looney Tunes (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Na próxima segunda, 27, Pernalonga, um dos personagens animados mais icônicos da cultura pop, completará 80 anos de existência. Ele marcou as gerações de crianças que viam qualquer desenhos dos Looney Tunes.

O personagem estreou no dia 27 de julho de 1940 no curta animado O Coelho Selvagem, dirigido por Tex Avery. Na produção, o coelho se chamava Happy Rabbit ("Coelho Feliz" na tradução livre), e só depois de um tempo ele foi receber o nome Bugs Bunny (em portugês ficou Pernalonga), pelo qual é mundialmente conhecido.

A origem de Bugs Bunny veio de uma homenagem ao criador dele, chamado Ben “Bugs” Hardaway. Pernalonga mora em Nova York e possui diverosos talentos, como jogar beisebol, tocar piano, cantar ópera, entre muitos outros.

+++LEIA MAIS: Flapjack: Como a animação cancelada resultou nos principais desenhos dos anos 2010

Além disso, o personagem era cercado de personagens igualmente sensacionais, como Hortelino, Patolino, Frajola, Coiote, Papa-Léguas, Piu-Piu, Taz e Marvin, o Marciano.

Para celebrar os 80 anos do Pernalonga, a Rolling Stone Brasil separou alguns dos melhores momentos do personagem, década a década. Veja abaixo.


1940: O Coelho Selvagem

Como citado anteriormente, o curta O Coelho Selvagem foi responsável por apresentar Pernalonga ao mundo. Na animação, o personagem aparece junto com Hortelino

Vale lembrar que, no curta, Pernalonga fala a famosa, icônica e eterna frase "O que é que há, velhinho?".


1951: Fogo de Coelho

Nesse curta, Pernalonga precisa se juntar a Patolino, um dos maiores inimigos dele, porque chegou a temporada de caça. Para não acabarem nas mãos de Hortelino, eles tentam sabotar ao outro, mas no final se dão bem.

A produção foi ao ar no dia 19 de maio de 1951 e foi o 9° episódio da 21ª temporada de Looney Tunes.


1961: O Abominável Coelho da Neve

Em O Abominável Coelho da Neve, Pernalonga e Patolino decidem cavar um túnel até a cidade de Palm Springs. No entanto, eles se deparam com diversos inimigos e conflitos no caminho.

Para ter sucesso, Pernalonga usa a inteligência dele e uma extensa variedade de
fantasias, inclusive Hugo, o Abominável, com um disfarce da moda: O Abominável Coelho da Neve.

+++LEIA MAIS: Os Simpsons recria capas de discos clássicos de rock; veja as melhores


1976: Pernalonga e Patolino em O Carnaval dos Animais

PernalongaePatolinoemO Carnaval dos Animais é um especial de TV dirigido por Chuck Jones lançado 22 de novembro de 1976.

No especial, Pernalonga e Patolino se junta param mostrar todo o dom musical deles: cantoria. Eles ainda participam da orquestra O Carnaval dos Animais.


1980: O Especial de Mistério do Pernalonga

Esse foi mais um especial de TV estrelado pelo personagem. Em O Especial de Mistério do Pernalonga, Hortelino, agente especial do FBI e da CIA, procura um homem mascarado responsável por roubar um banco. O principal suspeito: Pernalonga.

A acusação, claro, é injusta. Para se provar inocente, Pernalonga usa toda sagacidade  e inteligência dele.


1996: Space Jam: O Jogo do Século

Space Jam: O Jogo do Século dispensa apresentações, já que é um dos filmes mais icônicos e marcantes de Hollywood - e ainda conta com participação dos incríveis Michael Jordan e Bill Murray.

Para quem não se lembra, o filme mostra um maldoso alienígena, proprietário de um parque, que precisa de uma nova atração no Moron Mountain. Quando a gangue dele, os Nerdlucks, vem para a Terra para sequestrarem Pernalonga e os Looney Tunes, o coelho os desafia com um jogo de basquete para determinar os destinos.

Os alienígenas concordam, mas roubam os poderes dos jogadores de basquete da NBA, como Larry Bird e Charles Barkley. Para conseguir ter sucesso, Pernalonga recebe ajuda de Michael Jordan.

+++LEIA MAIS: Dossiê Scott Pilgrim: Como a saga de jovem apaixonado contra ex-namorados se tornou cult tão rápido?


2003: De Volta à Ação

Para ajudar um dublê de filmes, os Looney Tunes, liderados por Pernalonga, saem à procura do desaparecido dele e do místico diamante Macaco Azul.

Além disso, Pernalonga faz uma visita ao Louvre, em Paris, e como era de se esperar, causa o máximo que consegue.


2011: O Show dos Looney Tunes

Os Looney Tunes estrelam uma nova série para uma nova geração de fãs desse universo animado. Pernalonga e Patolino passam a viver no subúrbio e interagir com os vizinhos.

Além disso, Pernalonga decide provar uma novidade: pizza de cenoura do restaurante Pizzarriba, de Ligeirinho, que virou um ponto de encontro frequente dos Looney Tunes.


2020: Dança da Dinamite

Em Dança da Dinamite, Hortelino continua com a perseguição de 80 anos de Pernalonga nos novos desenhos - e episódios - dos Looney Tunes.

+++LEIA MAIS: Easter Egg esquecido em Capitão América poderia ser dica para retorno de Visão


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE