Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]

Após críticas, a Academia tenta gerar mais inclusão e diversidade entre os integrantes

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/03/2021, às 19h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rodrigo Santoro (Foto: JC Oliveira / Getty Images) Fernanda Montenegro (Foto: Neilson Barnard / Getty Images) e Kleber Mendonça Filho (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)
Rodrigo Santoro (Foto: JC Oliveira / Getty Images) Fernanda Montenegro (Foto: Neilson Barnard / Getty Images) e Kleber Mendonça Filho (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)

No mundo do cinema a temporada de premiações é aguardada durante todo o ano. Há muitas expectativas para saber quais serão os filmes em destaque nas cerimônias, principalmente do Oscar. Porém, quem são as pessoas responsáveis por escolher esses indicados e vencedores?

Para se tornar um membro da Academia é necessário muito prestígio na indústria cinematográfica e ser indicado por dois jurados. Os votantes podem ser de diversas áreas, como atores, produtores, diretores, roteiristas, entre outros.

+++ LEIA MAIS: Confira as datas das maiores premiações do cinema em 2021: Globo de Ouro, Oscar e mais [LISTA]

Com mais de 8 mil membros, a Academia foi criticada pela falta de diversidade. Portanto, em 2018, mais de 928 membros de 59 nacionalidades diferentes foram convidados a fazer parte do time dos jurados. 

Confira quais são os brasileiros membros da Academia:

+++ LEIA MAIS: Sem lançamento no cinema? Tudo que sabemos sobre Oscar 2021: Datas, filmes, inscrições


Alice Braga 

Alice Braga (Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images)


A atriz de 37 anos começou a fazer parte dos votantes da academia em 2018. Com filmes como Cidade de Deus (2002) e Ensaio Sobre a Cegueira (2008), Alice Braga deixou de ser uma artista conhecida apenas no Brasil para virar querida em Hollywood.


Carlinhos Brown 

Carlinhos Brown (Foto: Reprodução / Instagram)


O querido cantor baiano de 58 anos recebeu um convite tardio para votar na Academia, tornando-se jurado apenas em 2018 pelas trilhas sonoras realizadas para Rio (2011) e Capitães de Areia (2011). 

+++ LEIA MAIS: 5 filmes brasileiros excelentes para apreciar na Netflix e ir além de Cidade Invisível [LISTA]


Fernanda Montenegro 

Fernanda Montenegro (Foto: Neilson Barnard / Getty Images) 


Grande nome nacional, a atriz de 91 anos é a única brasileira a ser indicada na categoria de Melhor Atriz, pelo papel em Central do Brasil (1998), no Oscar de 1999. Mesmo não trazendo a estatueta, Fernanda Montenegro fez história e tornou-se votante na premiação. 


Fernando Meirelles 

Fernando Meirelles (Foto: Rich Polk / Getty Images)


O cineasta nascido em São Paulo é um nome conhecido no Brasil e no exterior. Entrou para o time dos jurados por meio da indicação como Melhor Diretor por Cidade de Deus (2002), no Oscar de 2004. Fernando Meirelles dirigiu Dois Papas (2019), concorrente por Melhor Filme, porém não obteve outra indicação. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 será presencial e transmitido ao vivo de vários locais


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Kleber Mendonça Filho 

Kleber Mendonça Filho (Foto: John Lamparski / Getty Images)


O diretor pernambucano foi convidado a integrar o time de jurados do Oscar em 2017. Conhecido anteriormente por Aquarius (2016), Mendonça Filho conquistou reconhecimento mundial com Bacurau (2019), colecionador de prêmios e elogios do público e crítica.


Petra Costa  

Petra Costa (Foto: David Becker / Getty Images) 


A diretora mineira faz parte dos jurados desde 2018. Marcou presença no Oscar 2020, com Democracia em Vertigem (2019), disponível na Netflix. Ela foi a diretora. Concorreu na categoria de Melhor Documentário de Longa-Metragem.

+++ LEIA MAIS: Quais são os Melhores Filmes do Oscar com maior representatividade feminina?


Rodrigo Santoro 

Rodrigo Santoro (Foto: JC Oliveira / Getty Images)


O ator carioca de 45 anos fez sucesso com Bicho de Sete Cabeças (2000) e Carandiru (2003). Com o nome conhecido no exterior, Rodrigo Santoro participou de 300 (2006) e virou uma personalidade conhecida mundialmente. Começou a votar na Academia em 2017.


Rodrigo Teixeira

Rodrigo Teixeira (Foto: Andreas Rentz / Getty Images)


Rodrigo Teixeira
se destacou como produtor de Me Chame Pelo Seu Nome (2017), vencedor na categoria de Melhor Roteiro Adaptado em 2018. Com isso, ganhou lugar no time de jurados do Oscar. Teixeira coleciona sucessos no portfólio, como A Bruxa (2015) e Frances Ha (2012).

+++ LEIA MAIS: Sônia Braga e Alice Braga são indicadas ao Latino Entertainment Film Awards


Sônia Braga 

Sônia Braga (Foto: John Lamparski / Getty Images)


A querida atriz de 70 anos atuou em O Beijo da Mulher Aranha (1985), filme com quatro indicações ao Oscar em 1986. Sônia Braga também entrou para história ao ser a primeira brasileira a apresentar uma categoria da premiação.


Felizmente, com a premiação abrindo cada vez mais espaço e gerando inclusão, muitos outros brasileiros fazem parte dos votantes da Academia, entre eles: Daniel Rezende, José Padilha, Cacá Diegues, Anna Muylaert, Karim Aïnouz, Carlos Saldanha, Walter Salles, Lula Carvalho, Affonso Gonçalves, Felipe Lacerda, entre outros.

+++ LEIA MAIS: Quais atrizes mais venceram o Oscar?

+++ HAIKAISS: 'O TRAP TAMBÉM PASSA UMA MENSAGEM CONSCIENTE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL