a-ha retorna aos palcos em prol de vítimas dos ataques na Noruega

Após ter encerrado suas atividades em 2010, grupo se apresentará junto a uma orquestra sinfônica, em cerimônia a ser exibida por canal de TV no dia 21 de agosto

Da redação Publicado em 10/08/2011, às 17h12

A-ha voltará aos palcos mais uma vez, para homenagear vítimas dos ataque na Noruega
Reprodução/Site oficial

O a-ha retornará ao palco de seu último show para prestar uma homenagem às vítimas dos ataques na Noruega. Em comunicado divulgado na última segunda, 8, os três membros da banda informaram que farão parte uma cerimônia em homenagem aos mortos e sobreviventes da tragédia no dia 21 de agosto. O evento será no Oslo Spektrum, na Noruega, que foi palco da apresentação da banda no dia 4 de dezembro de 2010, a última da turnê de despedida do grupo.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil - na íntegra e gratuitamente!

"Em 22 de julho, nós, como todos na Noruega e no resto do mundo, fomos abalados até a alma pelas ações de crueldade e violência contra tudo em que acreditamos", diz o comunicado da banda. "Fazemos isso para honrar os que se foram, para mostrar gratidão a todos que se esforçaram em ajudar e para expressar nossa simpatia com os sobreviventes que estão agora abandonados na tristeza."

O a-ha irá se apresentar junto a Kringkastingsorkesteret, a orquestra sinfônica da NRK, o canal de TV que irá transmitir o evento para o mundo todo. A duração do evento será de 90 minutos, com apresentações de outros artistas. Portanto, a probabilidade é que o a-ha apresente poucas canções.

A cerimônia ocorre cerca de um mês após os ataques. No dia 22 de julho, uma explosão em uma zona de edíficios da cidade de Oslo matou 8 pessoas. Pouco após, um tiroteio na ilha de Utøya matou 69 pessoas. Anders Behring Breivik, empresário norueguês de 32 anos detido durante o atentado, se assumiu culpado. A polícia norueguesa acredita que ele coordenou ambos os ataques sozinho.