Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Abe Vigoda, de O Poderoso Chefão, morre aos 94 anos

"Foi maravilhoso ter Abe entre nós", comentou Robert Duvall

Rolling Stone EUA Publicado em 26/01/2016, às 20h28 - Atualizado às 21h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Abe Vigoda - RTN/MediaPunch/AP
Abe Vigoda - RTN/MediaPunch/AP

Abe Vigoda, mais conhecido como Salvatore Tessio, da trilogia O Poderoso Chefão, morreu nesta terça, 26, aos 94 anos. De acordo com Carol Vigoda Fuchs, filha do ator, ele morreu em casa, em Woodland Park, Nova Jersey. "Este homem nunca esteve doente", disse a filha à Associated Press.

"Foi incrível trabalhar com Abe em O Poderoso Chefão e maravilhoso tê-lo entre nós", disse o coadjuvante do longa, Robert Duvall. "Temos grandes memórias juntos e realmente sentiremos a falta dele."

Os melhores filmes do século 20

Vigoda nasceu no Brooklyn em 1921 e estudou atuação na Escola de Artes Dramáticas do Carnegie Hall. No começo de 1950, atuou em comédias para a TV, mas a carreira que vinha construindo era nos palcos do teatro.

Em 1972, o ator conseguiu o primeiro grande papel quando Francis Ford Coppola o convidou para dar vida a Tessio em O Poderoso Chefão. Tessio, um antigo amigo do protagonista Vito Cornelone (Marlon Brando), ameaça tomar o negócio da família após a morte de Vito, mas Michael (Al Pacino) descobre o plano e acaba com ele.

Armas, cannolis e propriedades

O papel garantiu a Vigoda, até então com 51 anos, reconhecimento e algumas novas oportunidades. Em 1974, ele deslanchou no primeiro trabalho fixo como o detetive Fish, de Barney Miller. Vigoda permaneceu no programa de TV por duas temporadas, o que lhe rendeu uma indicação ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia. Fish, um curto spin-off sobre o personagem, estreou em 1977, enquanto ele ainda atuava em Barney Miller.

Vigoda recontava com frequência a história de como conseguiu o papel. Um ávido corredor, foi alcançado pelo agente após correr cinco milhas para uma teste imediato com os produtores Danny Arnold e Ted Flicker. Quando chegou, Arnold notou a aparência acabada do ator e Vigoda explicou que estava correndo. "Parece que você tem hemorroidas", Arnold respondeu. "O que você é, um médico ou produtor?", rebateu, ganhando o papel na mesma hora.

As melhores, piores e mais estranhas interpretações de Robert De Niro

Nas décadas seguintes, Vigoda participou de diversos programas de TV e filmes. Ainda assim, o maior momento de fama que viveu foi quando foi dado como morto pela People, em 1982. Em resposta, ironicamente, sentou-se em um caixão para um anúncio de página inteira da Variety em que segurava a revista que lhe "matou". Depois disso, com a internet, virou vítima constante de "pegadinhas" que diziam que ele havia morrido.

Relembre a cena em que Michael Corleone planeja a vingança contra Tessio