Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sony entra em acordo com família de Marvin Gaye na disputa em torno de “Blurred Lines”

Herdeiros do lendário cantor apontam semelhanças do hit de Robin Thicke com “Got to Give it Up”

Rolling Stone EUA Publicado em 14/01/2014, às 15h33 - Atualizado às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robin Thicke - Blurred Lines - Reprodução
Robin Thicke - Blurred Lines - Reprodução

A Sony e os herdeiros de Marvin Gaye chegaram a um acordo sobre as disputas que envolviam o hit de Robin Thicke, “Blurred Lines”, segundo noticiou o site da revista The Hollywood Reporter. Os termos da negociação não foram divulgados, mas a Sony/ATV agora não terá que defender os direitos de “Blurred Lines” e “Got to Give it Up”, de Gaye, já que o caso envolverá especificamente o espólio do lendário cantor, por um lado, e Thicke e a EMI, sua gravadora, do outro.

Para Robin Thicke, o sucesso demorou uma década para chegar e precisou de três modelos seminuas.

Thicke, assim como os co-autores Pharrell Williams e T.I., tiveram ações preventivas em agosto para garantir juridicamente que a música deles era diferente do clássico de Gaye, e os herdeiros do cantor responderam e acusaram a EMI não apenas de não proteger a obra de Gaye como de tentar impedir que a família afetasse o sucesso de “Blurred Lines”. O presidente da empresa reclamou que a família estava “estragando uma música incrível” e “matando uma galinha de ovos de ouro”.

Vídeo: estudantes fazem versão feminista de “Blurred Lines”.

Além de receber compensação financeira por “Blurred Lines”, a família de Gaye pretende também se desvencilhar da EMI. Embora o acordo represente que a Sony/ATV não terá que defender sua imparcialidade, é possível que, se o caso chegue ao tribunal, a defesa de Thicke convoque a empresa para testemunhar porque as duas músicas são diferentes. O acordo isenta a Sony da posição inconfortável de ter que defender sua presença de 30% do mercado fonográfico e dos conflitos inerentes a esta posição – como no caso.

Apesar da batalha legal, “Blurred Lines” ajudou Thicke a ser nomeado para três categorias do Grammy – Gravação do Ano, Melhor Performance de Duo/Grupo Pop e Melhor Álbum Pop. Thicke também se apresentará na edição deste ano da premiação, que acontece no dia 26 de janeiro, em Los Angeles.