Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Rejeitada ação de Joe Satriani contra o Coldplay

Justiça norte-americana indeferiu acusação movida pelo guitarrista em dezembro de 2008, acusando a banda de plágio

Da redação Publicado em 15/09/2009, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O tribunal do distrito central do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, rejeitou a acusação de plágio movida pelo guitarrista Joe Satriani contra a banda inglesa Coldplay. O processo, aberto em dezembro de 2008, declarava que a canção "Viva La Vida", de 2008, era uma cópia de "If I Could Fly", de 2004.

De acordo com o site Justia, a ordem foi dispensada nesta segunda-feira, 14. O site sugere que houve um acordo externo entre as partes envolvidas.

Quando entrou com a acusação na justiça norte-americana, Satriani pedia indenização financeira, tirada de "todo e qualquer lucro" que o Coldplay tivesse com a música "Viva La Vida". No tribunal, em abril deste ano, a banda negou o plágio.

No início de maio, foi realizada outra denúncia de plágio contra o Coldplay: daquela vez, Yusuf Islam (ex-Cat Stevens) declarou que Chris Martin e cia. haviam se inspirado na canção "Foreigner Suite", de 1973, para compor "Viva La Vida". O músico não levou o caso à Justiça.