Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Advogados do Pearl Jam obrigam banda cover a mudar de nome; entenda

A banda britânica Pearl Jamm alterou o nome para Legal Jam

Redação Publicado em 21/01/2021, às 09h09 - Atualizado às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eddie Vedder do Pearl Jam (Foto: Kevin Winter/Getty Images)
Eddie Vedder do Pearl Jam (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

A banda britânica Pearl Jamm (com dois "m" no final), cover dePearl Jam, precisou mudar de nome após advogados do grupo de Eddie Vedder & cia enviarem cartas ameaçando processá-los caso não alterassem o nome e cedessem seus domínios de internet e e-mails ao conjunto de Seattle. 

Pelo Facebook, o Pearl Jamm tornou o caso público relatando que as cartas enviadas pelos advogados continham "palavras agressivas", e isso deixou seus integrantes de "corações partidos". 

No comunicado, escreveram: "Para Eddie, Jeff, Stone, Mike, Matt, Boom; para o Pearl Jam, vocês partiram os nossos corações. Vocês tinham conhecimento da nossa banda de tributo há anos e esperaram até uma pandemia global para mandar cartas legais ameaçadoras. Esse não é o Pearl Jam que conhecemos e amamos, o Pearl Jam que luta por causas sociais e contra gigantes corporativos. Ainda assim, os seus advogados disseram que são vocês, a banda, que estão por trás disso".

+++LEIA MAIS: Icônica apresentação do Pearl Jam no MTV Unplugged agora está disponível

E continuaram: "Nunca alguém nos confundiu ou confundiu os nossos produtos com vocês ou os seus produtos, então, dizer que isso é ‘provável’ é claramente um absurdo. Nós não causamos qualquer tipo de dano a vocês ou à marca de vocês, e na verdade fizemos o oposto. A pressão exercida pelas palavras agressivas nas cartas que recebemos foi tão grande, que nos questionamos até mesmo se gostaríamos de continuar como banda".

Pelas redes sociais, muitos fãs do Pearl Jam se mostraram desapontados com a atitude da equipe jurídica que representa a banda de Eddie Vedder e apoiaram o cover britânico. No entanto, os advogados acabaram vencendo e o Pearl Jamm mudou de nome para Legal Jam

"Um nome não nos define. Fazemos o que fazemos pelo amor e respeito que temos pelo Pearl Jam", afirmou a banda tributo em um novo comunicado. "Estamos orgulhosos por anunciar o nosso novo nome: Legal Jam, que pensamos que combinaria e com o qual poderemos continuar a tocar as músicas do Pearl Jam da forma mais calorosa e autêntica", explicou o grupo em novo comunicado.

+++LEIA MAIS: Filha de Chris Cornell, Toni canta 'Black', do Pearl Jam, em cover emocionante

"Estamos ansiosos pela reconexão com os nossos próprios fãs (e outros tributos) que nos apoiaram nesse processo e damos as boas vindas aos novos fãs que se juntaram a nós na última semana, assim que voltarmos à estrada", finalizou o Legal Jam. 


+++ PÉRICLES | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++ MAIS SOBRE PEARL JAM: Os 13 maiores discos de todos os tempos para o Eddie Vedder

The Jackson 5 – Third Album

The Beatles – The Beatles

The Who – Tommy

Ramones – Road To Ruin

Talking Heads – More Songs About Buildings And Food

Various – Music And Rhythm

Sonic Youth – Daydream Nation

Jim O’Rourke – Insignificance

Fugazi – 13 Songs

Soundgarden – Screaming Life / Fopp

Mudhoney – Mudhoney

Tom Waits – Nighthawks At The Diner

Pixies – Surfer Rosa