Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Aerosmith cogita parar de lançar novos discos de estúdio

Decepcionado com a recepção fria ao último álbum do grupo, Joe Perry não sabe como será o futuro da banda

ANDY GREENE Publicado em 23/05/2014, às 13h31 - Atualizado às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria Monsters dia 2 - Aerosmith - Stephan Solon/XYZ Live/ Divulgação
Galeria Monsters dia 2 - Aerosmith - Stephan Solon/XYZ Live/ Divulgação

O Aerosmith iniciou uma nova turnê na Bulgária, na última semana, e seguirá com ela pela Europa e América do Norte ao longo dos próximos quatro meses, mas não espere por um novo disco da banda em um futuro próximo. “Nosso contrato com a Sony está concluído e somos agentes livres agora”, conta Joe Perry à Rolling Stone EUA. “Estamos tentando entender o que isso significa. Eu não sei se ainda faz sentido gravar novos discos. Talvez a gente só lance um EP a cada seis meses. Não sei como será o futuro.”

Resenha: Aerosmith executa seus hits para 30 mil pessoas no Monsters of Rock.

Parte da relutância do grupo em se comprometer a criar um novo álbum veio da fria recepção que o disco Music From Another Dimension!, de 2012, recebeu. A primeira reunião de músicas originais do grupo em uma década estreou na quinta posição das paradas norte-americanas, mas desapareceu rapidamente sem deixar traço. Nenhum dos quatro singles lançados também chegou a marcar presença entre as músicas mais pedidas. “Obviamente estou desapontado porque as coisas não funcionaram da forma como deveriam”, diz Perry. “Por outro lado, uma vez que o disco saiu, ele saiu para sempre. Talvez em dois anos alguém possa ouvir o disco e dizer: ‘Nossa, que música é essa? Ela deveria tocar na rádio’. E talvez voltemos para a onda dos hits mais uma vez.”

Uma seleção das mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock.

Perry argumenta que fatores além das forças da banda foram responsáveis por afundar o disco. “Foi apenas uma daquelas situações”, diz ele. “[O antigo presidente da Columbia Records ] Steve Barnett era o chefe da gravadora a época. Ele era o nosso maior incentivador e ele deixou o selo três semanas antes de o álbum sair. Ao mesmo tempo, concordamos que o nosso single seria exibido no filme G.I. Joe. Parte do plano era tocá-lo no American Idol. Nós estávamos nos dirigindo para o estúdio do programa quando descobrimos que iriam atrasar o filme por seis meses porque queriam refilmá-lo em 3D.”

Entrevista: Joe Perry, guitarrista do Aerosmith, celebra 40 anos de carreira.

Apesar dos problemas, Perry afirma estar extremamente orgulhoso de Music From Another Dimension!. “Pareceu um disco feito do jeito tradicional”, ele fala. “Todos têm uma música lá. Brad [Whitford] fez uma faixa com Steven Tyler. Tom [Hamilton] compôs sozinho. Nós já gravamos de todas as formas possíveis e decidimos voltar ao esquema tradicional. O [produtor] Jack [Douglas] estava nos ajudando. Funcionou muito bem. Este disco... é um ótimo disco.”