Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Afinal, o que Darth significa em Star Wars?

O que o título dado aos Siths experientes significa no universo criado por George Lucas?

Redação Publicado em 22/04/2020, às 11h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Darth Vader em Star Wars: O Império Contra-Ataca (foto: reprodução/ Lucasfilm)
Darth Vader em Star Wars: O Império Contra-Ataca (foto: reprodução/ Lucasfilm)

Star Wars introduziu pela primeira vez o nome 'Darth' na pele de um dos maiores vilões de todos os tempos: Darth VaderO visual diferenciado e o ar intimidador dava seriedade ao nome e podem muito bem ter desviado milhões de fãs do fato de que não essas palavras não tinham nenhum no começo.

Como o site ScreenRant apontou, George Lucas pensou na nomenclatura 'Darth' como um nome próprio a Vader no início. Em Uma Nova Esperança (1978), até Obi-Wan se dirige ao vilão como 'Darth', sugerindo que esse originalmente não passa do primeiro nome do antagonista.

+++LEIA MAIS: John Boyega, ‘sincerão’, admite decepção com filme de Star Wars: ‘Todos seguiram em frente’

Essa sugestão indica que, naquela época, nem a grande revelação de que Vader era o pai de Luke tinha sido pensada por Lucas e a teoria de que Darth Vader era uma brincadeira do diretor de juntar palavras do inglês como 'Dark' e 'Death' (escuridão e morte) com 'Invader' (invasor). 

Porém, a história de Anakin Skywalker foi criada por trás do vilão e ficou claro que Darth Vader era um nome inventado. Assim, devido a paternidade dele com Luke, muitos fãs sugeriram que a alcunha poderia significar "Dark Father" (pai da escuridão ou pai obscuro), como numa sugestão da relevação futura, mas a teoria caiu por terra após a trilogia prequel.

+++LEIA MAIS: Han Solo e Luke Skywalker se beijaram em cena deletada de Star Wars - e fãs apoiam o casal Skysolo

Os episódios I, II e III apresentaram vários 'Darths'. DarthMaul, Darth Tyranus (Conde Dookan) e Darth Sidious (Imperador Palpatine)foram todos siths experientes que carregavam esse nome. Ficou então estabelecido que 'Darth' é um título dado aos usuários do lado sombrio da Força.

Além do título de mestre do lado sombrio canonizado no universo Star Wars, George Lucas estabeleceu de vez que 'Darth' não tem significado etimológico além de lembrar a palavra 'Dark'.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA