Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Afinal, por que a Madonna está cancelando tantos shows da turnê Madame X?

Acompanhe a trajetória da Rainha do Pop desde o lançamento do disco Madame X, em 2019

Redação Publicado em 21/01/2020, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Madonna (Foto: Press Association via AP Images)
Madonna (Foto: Press Association via AP Images)

Em 14 de junho de 2019, Madonna lançou seu décimo quarto disco de estúdio, Madame X, e assumiu o topo da Billboard 200 pela nona vez. 

+++ LEIA MAIS: Por que o novo disco da Madonna é tão importante para a história?

Com isso, uma turnê homônima produzida pela Maverick e pela Live Nation Entertainment foi programada para o final de 2019 e início de 2020, com datas exclusivas nos Estados Unidos, Inglaterra, França, e Portugal.

Certos contratempos, no entanto, fizeram com que diversas apresentações da Rainha do Pop fossem adiadas, prejudicando a turnê Madame X. Mas, afinal, por que a Madonna tem cancelado tantos shows?


Problemas técnicos

Conforme anunciado pelo site oficial da cantora na época, o começo da nova turnê da Madonna foi remarcado para o dia 17 de setembro, e, junto ao anúncio, uma declaração: “Madame X é perfeccionista e quer dar para vocês a experiência mais original, mágica e musical."

+++ LEIA MAIS: Fã processa Madonna por atraso de 2 horas em show nos Estados Unidos 

O motivo para o adiamento das datas estava relacionado com os elementos de produção especializados, que  não ficaram prontos a tempo de serem apresentados no show.

“[A equipe] subestimou a quantidade de tempo que levaria para montar o tipo de experiência teatral íntima para vocês. Ela quer que tudo seja perfeito!” disse Madonna. 

+++ LEIA MAIS: Madonna debocha de fãs bravos com os atrasos: “Uma rainha nunca se atrasa”

Mais três shows da cantora tiveram a data alterada. As apresentações de 12 e 14 de setembro no BAM Howard Gilman Opera House, em Nova Iorque, passaram para os dias 10 e 12 de outubro, respectivamente, enquanto o show que seria realizado em 15 de setembro foi cancelado por falta de espaço na agenda e problemas de locação.

Lucros

Em 25 novembro, Madonna publicou um vídeo no Twitter ao lado de Diplo, que produziu algumas faixas do disco, e informou que a turnê Madame X não estava dando lucro.

“Lembra quando estávamos em [Las] Vegas e você disse: ‘Não faça um show em teatros, você não vai ganhar nada de grana?", questiona Madonna. Diplo lembrou, e disse que “devia estar louco” por pensar isso. A cantora ri e responde: “Você estava certo. Mas eu não mudaria nada.” 

+++ LEIA MAIS: De Freddie Mercury a Madonna: 9 músicas essenciais na história do orgulho LGBTQ+ [LISTA]

Madonna voltou à turnê Madame X após duas semanas de afastamento. Mas, como era de se esperar, a venda de ingressos caiu absurdamente. De acordo com o site Radar Online, uma fonte próxima revelou que a cantora "não entende" por que a procura para os novos shows estava baixa: "Ela está realmente muito impressionada com isso, porque costumava vender estádios inteiros em segundos."


Ordens médicas

Madonna também precisou cancelar três datas - de 30 de novembro a 2 de dezembro - no Teatro Wang, em Boston, por ordens médicas. 

"Por favor, me perdoem pela mudança inesperada de eventos", escreveu a cantora no Instagram. "Cantar todas as noites me traz muita alegria, e cancelar as apresentações é quase como uma punição para mim, mas a dor que eu estou sentindo é esmagadora."

+++ VÍDEO: Kurt Cobain ficou chocado ao descobrir quanto Madonna cobrava por show em entrevista rara

E concluiu: "Devo descansar e seguir as orientações do médico para que eu possa voltar mais forte e continuar a jornada Madame X com todos vocês."

Na mesma semana, Madonna publicou que estava tomando banho de gelo porque havia se lesionado no joelho. Veja:

Em 2019, a turnê Madame X terminou de forma melancólica e antes do previsto. A artista cancelou a última apresentação do ano - que seria realizada em Miami no dia 22 de dezembro - apenas duas horas antes do início da apresentação.

Dias depois, Madonna explicou o motivo do cancelamento no Instagram. Segundo ela, lesões acumuladas ao longo da turnê deixaram-na com dores "indescritíveis nos últimos dias."

Veja o texto do post aqui: 

"A cada música que eu cantava, eu rezava para conseguir aguentar até a próxima e chegar até o fim do show. Minhas preces foram atendidas e eu consegui", ela escreveu. "Eu me considero uma guerreira."

Madonna foi aconselhada pelos médicos a descansar o corpo para que ela continue o próximo passo da turnê Madame X.

+++ LEIA MAIS: Com o disco Madame X, Madonna cria uma viagem estranha e selvagem [ANÁLISE]

Recentemente, a Rainha do Pop cancelou mais um show - desta vez em Lisboa. No último sábado, 19, ela concluiu a primeira de várias apresentações marcadas para a capital de Portugal.

"Obrigada novamente, Lisboa!" ela publicou no Instagram. "Desculpe, tive que cancelar esta noite, mas preciso escutar meu corpo e descansar!"

Madonna não explicou os motivos do cancelamento, mas afirmou que deve se apresentar no Coliseu de Lisboa até quinta, 23. A casa de shows aceitará pedidos de reembolso e se desculpou pelo "desapontamento" dos fãs. Veja:

Assista ao trailer de The World of Madame X abaixo:


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL