Afinal, quem é Enola Holmes: tudo o que já sabemos sobre a irmã de Sherlock Holmes vivida por Millie Bobby Brown na Netflix

O filme sobre a irmã de Sherlock Holmes estreou na última quarta-feira, 23, na Netflix

Redação Publicado em 24/09/2020, às 08h11

None
Millie Bobby Brown em cena de Enola Holmes (Foto: Divulgação / Netflix)

Na última quarta-feira, 23, a Netflix lançou Enola Holmes, filme sobre a irmã adolescente do lendário detetive Sherlock Holmes. Millie Bobby Brown, estrela de Stranger Things , interpreta a protagonista e contracena com Henry Cavill e Sam Claflin, que interpretam os irmãos mais velhos da jovem.

No filme, a mãe de Enola, Eudoria, some misteriosamente no aniversário de 16 anos da filha e a garota passa a ser responsabilidade dos irmãos, que querem colocá-la em uma escola de boas maneiras. 

Longe de ser uma típica jovem da era vitoriana, Enola foge para Londres e decide desvendar sozinha o desaparecimento da mãe. E, claro, no meio do caminho, ela esbarra em inúmeras aventuras. 

O longa-metragem é inspirado nos livros de Nancy Springer e, para a adaptação da Netflix, algumas pequenas mudanças foram feitas na narrativa original. O site Vulture listou tudo o que já sabemos sobre Enola Holmes, dos livros ao filme da plataforma de streaming. Confira:

Enola não aparece nas obras de Arthur Conan Doyle

A irmã mais nova de Sherlock Holmes não aparece nos livros originais do detetive, escritos por Arthur Conan Doyle. O único irmão citado é Mycroft, que também aparece no filme de Harry Bradbeer

Enola é uma criação original de Nancy, que se inspirou nas histórias de Doyle para lançar uma série de livros em 2006. 

+++ LEIA MAIS: Millie Bobby Brown teve bastante dificuldade em fazer sotaque britânico para Enola Holmes


Os fãs já imaginavam um terceiro Holmes

Muitos fãs de Sherlock Holmes imaginavam a existência de um terceiro Holmes. No caso, ele seria um homem chamado Sherrinford. Segundo a Vulture, Doyle chegou a cogitou usar o nome para o protagonista, mas acabou deixando a ideia de lado. 

Mas o nome não foi esquecido e apareceu no livro Sherlock Holmes of Baker Street, de William S. Baring-Gould, de 1962. A obra sugeriu que Sherrinford é o irmão mais velho de Sherlocke Mycroft, e responsável por cuidar das propriedades da família. 

Foi com as obras de Nancy que o terceiro Holmes realmente ganhou uma história própria. Depois do surgimento de Enola, a popular série da BBC Sherlock  também investiu na história de uma irmã perdida do detetive, chamada Eurus

+++LEIA MAIS: Erro histórico no pôster de Enola Holmes, com Milly Bobby Brown viraliza na internet; entenda


Existem algumas diferenças do livro para o filme

De acordo com a Vulture, o longa da Netflix segue fielmente a história dos livros e apenas faz duas alterações. Ao invés de ter 14 anos, Enola tem 16 anos - uma mudança, provavelmente, para encaixar Millieno papel principal. Além disso, nos livros, Enola não é treinada pela mãe para saber lutar e se defender como no filme. 

+++ LEIA MAIS: Millie Bobby Brown fez treinamento intenso de artes marciais para atuar em Enola Holmes


A relação de Enola e Sherlock é muito mais carinhosa no filme

Considerando que existem diversos livros de Enola Holmes, o filme precisou alterar alguns detalhes para poder criar uma adaptação dinâmica. E uma das mudanças está na relação de Enola com Sherlock

Nos primeiros livros, o detetive chega até ser frio com a irmã e julga a garota pela “fraqueza, a irracionalidade do sexo dela”. Somente no sexto livro, Sherlock a enxerga como igual. Contudo, no filme, o detetive apoia as decisões da irmã e demonstra muito mais afeto pela menina do que Mycroft.

+++ LEIA MAIS: As 75 estreias da Netflix para outubro de 2020: It: A Coisa, Bastardos Inglórios, Bom Dia, Verônica e mais

Assista ao trailer de Enola Holmes


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE