Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Alan Moore anuncia aposentadoria: 6 HQs fundamentais do criador de Watchmen

De O Monstro do Pântano até Batman, A Piada Mortal, conheça as melhores histórias do autor

Redação Publicado em 18/07/2019, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coringa, Watchmen e V de Vingança (Foto: Reprodução)
Coringa, Watchmen e V de Vingança (Foto: Reprodução)

Alan Moore, icônico escritor e criador dos clássicos quadrinhos V de Vingança e Watchmen, está se aposentando. Aos 65 anos, Moore entrega a quarta e última edição de A Liga Extraordinária, intitulada de The Tempest(A Tempestade, em português) nesta quinta, 18, e encerra o seu projeto que dura há duas décadas. 

Pelo seu tom mais sombrio, principalmente em Watchemn, Moore ganhou fama ao lado de artistas como Frank Miller e Neil Gaiman e muitos de seus trabalhos inspiraram grandes projetos audiovisuais. 

+++ LEIA MAIS: Marvel vs DC: quais heróis já ganharam cópias descaradas da editora rival?

Watchmen, por exemplo, é a nova série da HBO inspirada na obra-prima dos quadrinhos de Alan Moore e Dave Gibbons. Ainda sem data de estreia definida, a obra ganhou recentemente um trailer.

Por ser considerado um dos artistas mais influentes deste universo literário, listamos abaixo 6 HQs fundamentais:

O Monstro do Pântano 

O cientista Alex Holland após sofrer uma explosão no seu laboratório foi transformado, pelos produtos químicos, em um monstro no pântano em que caiu. Ao longo da narrativa, ele descobre ser um elemental da terra e tem vasto controle sobre sua forma vegetal. Mentalmente, ele pode mover ou influenciar no crescimento de plantas. Com o poder, ele conseguiu derrotar Batman e transformar Gotham City em uma floresta.

Além disso, ele consegue abandonar o seu corpo e fazer a sua consciência viajar em uma realidade conhecida como Verde, renascer em um novo local e aderir as caracteristicas do ambiente, alterando seu próprio tamanho e/ou fazendo fotossíntese. A saga do Monstro do Pântano foi a primeira série que popularizar depois de sair das mãos da Comics Code Authority e ser a primeira HQ de "horror" da DC a iniciar a orientação para um público adulto nos anos 1950. 

Do Inferno 

Em uma obra de 572 páginas, Moore apresenta a história contada pelo ponto de vista do assassino, Jack, o Estripador, que se revela como uma mente entorpecida e regada a mortes à sangue frio. Além do protagonista, a narrativa também aparece com a perspecitva do Detetive Abberline, que perdeu sua esposa e filho, e é convocado pela investigação dos assassinatos cometidos por Jack. Ambientada em Londres, os personagens da cidade vitoriana também são peça fundamental para a história. 

A Liga Extraordinária

Imagine uma equipe de heróis que juraram proteger a Inglaterra ao lado de seres sobrenaturais como Mina Harker (de Drácula de Bram Stoker), o Homem Invisível da obra homônima de H.G. Wells; Dr. Jekyll, de O Estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde, de Robert Louis Stevenson; e o capitão Nemo, de 20 Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne.

Ao longo da narrativa, a equipe enfrenta muitos vilões poderosos da Grã-Bretanha e participam dos eventos de A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells. Após isso, dois membros da Liga (Mina Murray e Allan Quatermain) se tornam imortais e participam da queda do governo do Grande Irmão do livro de 1984. 

Watchmen 

Watchmen é considerada a obra-prima de Moore. A narrativa levanta a questão de o que aconteceria se os super-heróis fossem reais e quem seriam esses super-heróis. Além disso, o escritor aborda quais seriam os tipos de problemas ou motivações que levariam alguém a vestir um traje e lutar contra criminosos, explorando as ideias de identidade pessoal, o pós-modernismo e a noção do 'poder' dentro de uma sociedade. 

A história gira em torno de um grupo de vigilantes e uma figura superpoderosa capaz de acabar com a vida de milhões de pessoas. Watchmen já chegou a ganhar uma adaptação cinematográfica, em 2009, que foi bem sucedida mas rejeitada por Moore pela escolha do  desfecho. 

V de Vingança 

V de Vingançaé um dos primeiros trabalhos de Moore mas uma de suas obras mais famosas. A narrativa tem como plano de fundo uma Grã-Bretanha pós-apocalíptica quando um governo fascista e poderoso assume o poder depois de uma campanha brutal de opressão. 

A personagem Evey Hammond é uma jovem que foi presa pela polícia secreta depois de tentar se prostituir. Ao ser salva pelo V, um anarquista que usa uma máscara de Guy Fawkes, eles embarcam em uma campanha para tentar livrar o país da opressão e assassinando as pessoas responsáveis por esse governo. 

V de Vingança também ganhou uma adaptação para o cinema estrelado por Natalie Portman e Hugo Weaving.

Batman - A Piada Mortal 

Um dia ruim bastou para o Coringa se tornar um dos maiores vilões da história dos HQs. A história, escrita por Alan Moore e ilustrada por Brian Bolland, se passa na cidade fictícia de Gotham e remonta a origem do personagem, um comediante frustrado e que após uma série de eventos ruins no seu dia, enlouquece e passa a cometer atrocidades na cidade. Em A Piada Mortal, o escritor explora a psicologia de Batman, Coringa e do comissário Gordon. A história é contada por meio de flashbacks e mostra o super-herói entrando em ação contra a persona do palhaço. 


+++ SESSION ROLLING STONE: Francisco, El Hombre abre um diálogo sobre depressão com "Parafuso Solto :: Peso Morto"