Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Alan Rickman, o Snape de Harry Potter, morre aos 69 anos

Ator britânico, que também viveu o vilão Hans Gruber em Duro de Matar, sofria com um câncer

Redação Publicado em 14/01/2016, às 11h18 - Atualizado às 12h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alan Rickman - AP
Alan Rickman - AP

O ator britânico Alan Rickman, conhecido mundialmente pelo papel como o professor Severo Snape nos oito filmes de Harry Potter, morreu aos 69 anos de idade.

Dez objetos mágicos que fãs de Harry Potter adorariam que fossem reais.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a notícia foi confirmada pela família do ator nesta quinta-feira, 14. Rickman enfrentava um câncer e morreu em Londres, na Inglaterra. “O ator e diretor Alan Rickman morreu de câncer aos 69 anos de idade”, afirma a família dele comunicado. “Ele estava cercado pela família e amigos.”

Com uma carreira que se estendeu por mais de três décadas, Rickman teve sucesso no teatro, no cinema e na televisão, tendo ganhado prêmios no Globo de Ouro, Emmy e BAFTA, entre outros. Além do icônico papel como Severo Snape em todos os longas da saga Harry Potter, ele ganhou fama ao interpretar o vilão Hans Gruber em Duro de Matar (1988), sendo este o primeiro trabalho dele no cinema.

Livros banidos e censurados: Harry Potter.

Rickman ainda chegou a dirigir dois filmes, Momento de Afeto (1997) e Um Pouco de Caos (2014), foi premiado pela atuação na minissérie Rasputin, de 1997. O currículo dele também inclui Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões (1991) e Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007, protagonizado por Johnny Depp). Rickman deu vida a Hilly Kristal, criador e proprietário da lendária casa de shows CBGB, protagonista de CBGB: O Berço do Punk Rock (2013, foto abaixo).

Alan Rickman deixou um trabalho inédito: ele deu voz à Lagarta Azul em Alice Através do Espelho, sequência de Alice no País das Maravilhas (2010), que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 26 de maio.