Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Álbuns do ano

Rolling Stone EUA seleciona os 50 melhores discos lançados em 2008. Confira aqui a lista

Da redação Publicado em 09/01/2009, às 14h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
TV on the Radio - <i>Dear Science</i>
TV on the Radio - <i>Dear Science</i>

1. TV on the Radio - Dear Science

O melhor disco de rock deste ano é também o que mais se parece com os Estados Unidos em 2008: com visões infernais de guerra e desespero econômico. Mas, no meio do medo e do delírio, há uma provocação: "Com certeza, nenhuma bomba está caindo sobre mim", canta Tunde Adebimpe; ele também chama esta de "a era dos milagres/a era do som". Esses rapazes do Brooklyn receberam este momento histórico com respeito - e responderam com art-music dançante. Chame de audacidade da esperança. O produtor e guitarrista Dave Sitek modernizou e aprofundou as batidas de fusion, punk e soul; há baladas que causam êxtase, funks rápidos e até um pouco de Tom Petty. E há "Lover's Day", a maior canção já feita sobre uma ligação amorosa, na qual o TV on the Radio recebe o milenário terror com a mais antiga forma de transcendência. "Ball so hard, we'll smash the walls", diz o cantor e guitarrista Kyp Malone. "We could build and engine out of all your rising stars." Em Dear Science o céu é o limite.

2. Bob Dylan - Tell Tale Signs - The Bootleg Series vol. 8

Este é um dos mais consistentes e intensos discos de Bob Dylan, mesmo sendo apenas uma coleção de takes e músicas órfãs, muitas cortadas pelo bem de triunfos como "Oh Mercy" e "Time out of Mind". Como qualquer noite de sua Never Ending Tour, cada faixa é um retrato de Dylan em encruzilhadas, entrando em novas vias com ritmo, compasso e empatia emocional: a introspecção de "Most of the Time", o apocalipse de "Rings Them Bells" e a pesada "Ain't Talkin'." Os tempestuosos temperos da medicina de Dylan - uma sucessão de sons duros - são maravilhosos para si mesmos. Seu enfurecido crescimento na demo de "Dignity" no piano - "In the next room a man fightin' with his wife/Over dignity" - soa como se ele estivesse pronto para brigar.

3. Lil Wayne - Tha Carter III

"Next time you mention Pac, Biggie or Jay-Z/Don't forget Weezy Baby," clama Lil Wayne, e ele merece este audacioso levante. O mais antecipado álbum de hip-hop da década é também o melhor, do alegremente ingênuo hit-cheio-de-esteróides-que-toca-sozinho "Lollipop", ao tumultuado "Dr. Carter", no qual Wayne lava roupa suja, revivendo o moribundo hip-hop. As piadas dadaístas atingem seus alvos, mas a grandiosidade de Lil Wayne não está apenas no que ele diz, mas no jeito como diz - as variações virtuosas de humor, comprimento, tom e timbre marcam o MC e fazem dele um dos melhores vocais pop do século 21.

4. My Morning Jacket - Evil Urges

Jim James e seu bando de barbudos se tornaram a mais poderosa banda de rock por terem abraçado o indie, o Southern e o hippie rock, mas também por ter transcendido o que estas categorizações significam. Evil Urges, quinto álbum de estúdio do grupo de Kentucky, tira o My Morning Jacket do espaçado e precavido estilo para selvagens e loucas novas proporções: James é indulgente num falsete ao estilo de Prince na música-título e "Highly Suspicious" aparece com uma batida de New Wave praticamente irreconhecível como música do My Morning Jacket - pelo menos até a temperada multi-guitarra ao estilo do Lynyrd Skynyrd aparecer. Em Evil Urges a banda jura lealdade a apenas um gênero: o deles mesmo.

5. John Mellencamp - Life, Death, Love and Freedom

O crescente fatalismo de John Mellencamp e a produção de blues soturno de T Bone Burnett fazem deste o mais soturno e admirável álbum de Mellencamp em anos. Foi também a trilha perfeita para o dia da eleição: catorze músicas sobre uma nação se rachando e de uma geração pendurada por cordas no pescoço. "But nothing lasts forever/Your best efforts don't always pay," Mellencamp canta em "Longest Days". Ele não chama a si de Pequeno Filho da Mãe sem motivo. "Beware of those who want to harm you/And drag you down to a lower game", pragueja em "Troubled Land". "Just know the truth is coming," ele completa, uma frase que agora parece com o dia eleitoral que merecemos.

6. Santogold - Santogold

Antes de cantar solo, a rapper Santi White liderou uma banda punk, estudou bateria africana e escreveu músicas com Lily Allen. Como Santogold, ela junta essas influências como cera quente, juntando eletro, ska, um poderoso dancehall e art-rock neste que é o mais eclético lançamento de 2008. Como M.I.A., Santogold se especializou em jams urbanas. Mas, em músicas como "LES Artistes", ela também tem uma criativa ambição e ganchos pop para tocar em palcos maiores do que os que ficam nos subterrâneos do Brooklyn.

7. Coldplay - Viva la Vida or Death of All His Friends

Durante as sessões de gravação de Viva La Vida, Chris Martin consultou um hipniatra para ajudá-lo com a pressão de escrever o maior álbum da história do rock 'n roll. E funcionou. O Coldplay ficou ambicioso, chamou o produtor Brian Eno, do Talking Heads e do U2, desenhou em exóticos instrumentos como a tabla indiana e o santur persa, escreveu sobre eventos mundiais ao invés de seus sentimentos e fez músicas que alcançaram tantas pessoas quanto sua base global de fãs. Acabaram com um disco que é muito expansivo e ao mesmo tempo intimista o suficiente para acender isqueiros por todo caminho entre Londres e Tókio.

8. Beck - Modern Guilt

"We do the best with the souls we've been given", Beck canta, neste habilidoso balanço construído entre batidas de Odelay e a carga confessional da beleza folk de Sea Change, de 2002. Modern Guilt tem muita eletricidade e funk dançante - as guitarras go-go de "Gamma Ray", o pegajoso trotear do Kraftwerk em "Youthless" - mas não o suficiente para você não conseguir ouvir o moralista triste e explorador psicodélico dentro dele. Os violões de Beck levam a uma encruzilhada na meia-noite em "Soul of a Man", enquanto sua voz de alto tenor alcança o evangelho do The Doors em "Chemtrails" como um fantasma preocupado.

9. Metallica - Death Magnetic

É o retorno a grandiosa e episódica catarse de Master of Puppets, de 1986, e de And Justice for All..., de 1988. O ritmo estacado das guitarras de James Hetfield e a bateria de orquestra de Lars Ulrich comandam logo em "That Was Just Your Life", e Kirk Hammett lidera as luzes para o massacre com uma vingança a la Hendrix em 1968. As letras de Hetfield são inabaláveis ensaios sobre o grande final, particularmente o terrível suicídio - cantando com a raiva e o vigor de um homem lutando por sua vida. "We die hard!" Hetfield clama, comandando a ressurreição do heavy metal deste ano.

10. Vampire Weekend - Vampire Weekend

Esta variação de sucesso da música africana deu o que falar durante este ano eleitoral, mas soará melhor em 2018 por suas incríveis canções. Registram simples melodias e magros ritmos. O falseto de "Oxford Comma" e os cliques de ska de "A-Punk" são imediatos, cheio de prazeres. "Cape Cod Kwassa Kwassa," com suas secas e brilhantes linhas de guitarra e tambores, soam muito frescas nesta parada do revival New Wave promovido pelo rock independente. Casual como um casaco, muito otimista, cheio de batidas e surpreendentemente dançante, Vampire Weekend é construído até o final.

11. Fleet Foxes - Fleet Foxes

12. Guns n' Roses - Chinese Democracy

13. Blitzen Trapper - Furr

14. Ryan Adams and the Cardinals - Cardinology

15. The Black Keys - Attack & Release

16. Randy Newman - Harps and Angels

17. B.B. King - One Kind Favor

18. Lucinda Williams - Little Honey

19. Erykah Badu - New Amerykah: Part 1 (4th World War)

20. Kings of Leon - Only by the Night

21. Kaiser Chiefs - Off With Their Heads

22. Jackson Browne - Time the Conqueror

23. Conor Oberst - Conor Oberst

24. Girl Talk - Feed the Animals

25. The Magnetic Fields - Distortion

26. Mudcrutch - Mudcrutch

27. Brian Wilson - That Lucky Old Sun

28. The Knux - Remind Me in Three Days...

29. Bon Iver - For Emma, Forever Ago

30. Duffy - Rockferry

31. MGMT - Oracular Spectacular

32. Jamey Johnson - The Lonesome Song

33. Ne-Yo - Year of the Gentleman

34. Stephen Malkmus - Real Emotional Trash

35. Nick Cave and the Bad Seeds - Dig, Lazarus, Dig!!!

36. The Hold Steady - Stay Positive

37. Nine Inch Nails - The Slip

38. Ra Ra Riot - The Rhumb Line

39. Taylor Swift - Fearless

40. Jonas Brothers - A Little Bit Longer

41. AC/DC - Black Ice

42. David Byrne and Brian Eno - Everything That Happens Will Happen Today

43. Nas - Untitled

44. The Raconteurs - Consolers of the Lonely

45. Be Your Own Pet - Get Awkward

46. The Academy Is... - Fast Times at Barrington High

47. Of Montreal - Skeletal Lamping

48. Raphael Saadiq - The Way I See It

49. Hot Chip - Made in the Dark

50. No Age - Nouns