Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Álbuns do Joy Division serão relançados

Discos trarão shows ao vivo, inclusive o gravado dezesseis dias antes do suicídio do vocalista Ian Curtis. A propósito, Curtis é tema do filme Control, com exibição esperada no Festival de Cinema de SP

redação Publicado em 11/09/2007, às 19h43 - Atualizado às 21h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian em pedaço do pôster do filme Control - Divulgação
Ian em pedaço do pôster do filme Control - Divulgação

A Billboard divulgou nesta terça-feira, 11, que a gravadora Rhino relançará os três álbuns do Joy Divison - Unknown Pleasures, Closer e Still - com um disco ao vivo cada. No mesmo dia, a Rhino lança a trilha sonora do filme Control, baseado na vida do vocalista Ian Curtis, que se matou em maio de 1980.

Divulgado em festivais, Control deve ser exibido na mostra de cinema de São Paulo, que acontece no mês de outubro.

Brevemente retratada no filme A Festa Nunca Termina, a carreira do Joy Division durou pouco mais de três anos. O primeiro disco, Unknown Pleasures, foi lançado em 1979, mesmo ano em que a apresentação ao vivo na Factory, que vem nesta nova edição, foi gravada. São 16 músicas ao todo.

O segundo disco da banda, Closer, de 1980, ganha nesta nova edição a gravação de um show na Universidade de Londres. Doze músicas fazem parte do álbum.

Still, lançado originalmente após o suicídio de Ian Curtis, já continha músicas do último show da banda, além de gravações não terminadas do grupo, que nesta apresentação gravada já estava sem seu vocalista. O cd bônus desta reedição contém o show que aconteceu na Birmingham University em 2 de maio de 1980, dezesseis dias antes da morte de Curtis, e a passagem de som da apresentação. 14 faixas no total.

Edições em vinil dos discos também serão lançadas pela Rhino.