Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Birdman e 1917: 6 filmes feitos para parecerem um longo plano-sequência [LISTA]

Técnica é conhecida pela dificuldade de ser realizada - e pelo sucesso nas premiações

Redação Publicado em 27/01/2021, às 13h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Lost in London (Foto: Reprodução)
Cena de Lost in London (Foto: Reprodução)

Plano-sequência é uma técnica bastante conhecida nos cinemas, assim como em outras produções audivisuais - e também rouba holofotes nas premiações mais cobiçadas, como Birdman (2014) e o mais recente 1917 (2019), dirigido por Sam Mendes.

Nas produções, a técnica é um plano que registra a ação de uma sequência inteira, sem corte algum. São as cenas que passam impressão de serem filmadas "de uma vez", sem pausas para os atores ou câmeras. É ilusão, claro, quando falamos de filmes: seria praticamente impossível fazer sem edições.

Porém, não é fácil para diretores executarem um plano-sequência em alguma produção, porque exige muita organização e atenção a detalhes de continuidade para dar impressão de não haver cortes. Por conta disso, é raro de se ver um longa que parece ser uma sequência sem cortes - esse é um dos motivos para filmes com a técnica se darem bem em premiações. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Veja abaixo 6 filmes feitos para parecerem um longo plano-sequência (via Screen Rant).


Lost In London (2017)

Lost in London se passa em uma noite de Londres e acompanha Woody Harrelson, intérprete dele mesmo, enquanto tentar voltar para casa e ver a família. No entanto, no meio do caminho, o protagonista se depara com realeza, velhos amigos e a lei.


Timecode (2000)

O filme mostra as histórias do triângulo amoroso Rose, Alex e Emma, porque uma produtora inicia testes para escolher o elenco da próxima produção.

Rose é atriz em ascensão, Alex, diretor, e Emma é casada com o cineasta.

+++LEIA MAIS: Glenn Close diz que ‘pode ser legal nunca ganhar um Oscar’


Peixe & Gato (2013)

Com intuito de participar de competição de pipa durante solstício do inverno, estudantes viajam para região do mar Cáspio. Na viagem, conhecem três cozinheiros que trabalham num restaurante próximo, os quais vivem em uma pequena cabana.


A Casa Silenciosa (2011)

Sarah, protagonista, e o pai John tomam decisão de reformar a casa de campo, a qual está abandonada há anos. Porém, se deparam com um apagão e momentos aterrorizantes.

+++LEIA MAIS: Por que Kit Harington recusou dublê de bunda na temporada 7 de Game of Thrones, mas usou na 3?


Blind Spot (2018)

Blind Spot retrata as zonas cinzentas nas doenças mentais, por meio de uma mãe que percebe uma luta da filha contra problemas muito piores dos quais ela imaginava."


A Boy. A Girl. A Dream: Love on Election Night (2018)

Durante a noite das eleições presidenciais estadunidenses de 2016, Cass, promoter de Los Angeles, conhece Frida, e a desafia a revisitar antigos sonhos e encoraja ela a descobrir os dele.


+++ OS PIORES FILMES DE 2020 | ROLLING STONE BRASIL