Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Cursed: 3 filmes e 3 séries baseadas nas lendas do Rei Artur [LISTA]

O universo folclórico da Grã-Bretanha inspirou inúmeras obras audiovisuais

Vinicius Santos Publicado em 01/08/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Monty Phyton e o Cálice Sagrado, Cursed e A Espada Era a Lei (foto: reprodução/ Netflix/ Disney)
Monty Phyton e o Cálice Sagrado, Cursed e A Espada Era a Lei (foto: reprodução/ Netflix/ Disney)

Cursed - A Lenda do Lago é uma das estreias mais recentes da Netflix. A produção busca recontar as lendas do Rei Artur do ponto de vista da feiticeira Nimue (KatherineLangford) que precisa entregar a Excalibur para o mago Merlin.

Essa é só mais uma das inúmeras obras audiovisuais que se baseiam no folclore britânico das lendas arturianas. Para aqueles que ficaram interessados na temática e não estão satisfeitos com Cursed (que teve reviews mistas), reunimos na Rolling Stone Brasilalguns filmes e séries sobre a mesma mitologia.


Filmes: A Espada Era a Lei (1963)

A Espada era a Lei: Produção do filme pode ser iniciada ainda em 2019

Um clássico da Disney, essa animação mostra um Artur jovem e que trabalha como um escudeiro do irmão até que conhece o mago Merlin, que decide treiná-lo. O bruxo sabe que o garoto está destinado à grandeza, por isso quer educá-lo para ser um bom rei. Um excelente conto de fadas repleto de humor e lições de moral.

+++LEIA MAIS: Peaky Blinders sofrerá com coronavírus - e Tommy Shelby será afetado; entenda


Excalibur (1981)

Crítica | Excalibur (1981) – Plano Crítico

Considerado o melhor filme já feito sobre a lenda do Rei Artur, Excalibur adaptar de forma mais fiel os primeiros textos do herói britânico, escritos por Thomas Malory. Após conseguir retirar a espada mágica da pedra, Artur une os cavaleiros e forma a távola redonda para proteger o reino.

+++LEIA MAIS: Ben Affleck 'perdeu o interesse' no Batman, mas brinca com retorno em adaptação de Frank Miller: 'Com um andador'


Monthy Python Em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Filmes e séries de Monty Python vão chegar à Netflix - Notícias de ...

Se Excalibur é uma versão épica e respeitosa da lenda, Monty Python Em Busca do CáliceSagrado é o completo oposto. O grupo de humoristas mais proeminente do Reino Unido usa as lendas arturianas para contar piadas hilárias e comentar com uma crítica ácida sobre os estereótipos dos contos de cavaleiros.

+++ LEIA MAIS: 3 motivos para querer ser da casa Stark em Game of Thrones (e 3 para preferir os Lannister) [LISTA]


Séries: Merlin (2008-2012)

Séries #1 – Merlin Pt 2 | Não dá XP!

Essa produção de 5 temporadas da BBC imagina o mago Merlin e o Rei Artur jovens e cheio de sonhos de heroísmo, vivendo em Camelot. Com notas boas do público, o seriado possui um tom com apelo voltado a adolescentes.

+++LEIA MAIS: Netflix reúne os 560 palavrões de Adam Sandler em filme para maiores; assista


Camelot (2011)

Resenha: Camelot – Mas já acabou?

Apesar de ter apenas uma temporada, Camelot conta uma versão muito mais violenta da lenda do ReiArtur, com ênfase nas intrigas causadas pela meia-irmã e feiticeira Morgana. Uma mistura de Game of Thrones com o mito da Excalibur.

+++LEIA MAIS: Dark: vídeo traz as melhores teorias dos fãs, de Adam farsante até o olho de Woller


Fate / Stay Night: Unlimited Blade Works (2014)

Iniciação: Fate/Zero, anime | ConversaCult

O anime da lista coloca o Santo Graal como um artefato mágico capaz de invocar vários guerreiros da história e mitologia no mundo moderno, para batalhar pela posse do Graal. O Rei Artur volta no corpo de uma adolescente e empunha a Excalibur ao lado do estudante Shiro, um dos invocadores que comanda os heróis durante a guerra do Graal.


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS