Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Minari: 5 filmes sobre imigração - de Era Uma Vez em Nova York a Brooklyn [LISTA]

O ato de chegar em um país novo em busca de melhores oportunidades é cada vez mais retratado nas produções cinematográficas

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 30/04/2021, às 17h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Minari (Foto: Divulgação), Era Uma Vez em Nova York (Foto: Divulgação) e Brooklyn (Foto: Divulgação)
Minari (Foto: Divulgação), Era Uma Vez em Nova York (Foto: Divulgação) e Brooklyn (Foto: Divulgação)

Minari (2020) foi destaque na temporada de premiações e ganhou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Yuh-Jung Youn. A produção retrata uma família coreana recém-chegada a uma fazenda no Arkansas, EUA, em busca do “sonho americano”. No entanto, ser imigrante é desafiador, e a família precisará encontrar forças para continuar a trajetória. 

O ato de imigrar, ou seja, viver em um país diferente da própria terra natal para tentar ter melhores oportunidades, é muito comum, principalmente na Alemanha, Canadá e Estados Unidos, onde 14% da população é imigrante. Além de ser mais debatido, o tema ganhou cada vez mais espaço nas produções cinematográficas, e teve duas produções sobre o assunto no Oscar 2021

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Como as relações familiares preservam as raízes em Minari? [REVIEW]

Confira cinco filmes sobre imigração - de Era Uma Vez em Nova Yorka Brooklyn:


Samba (2015)

Samba (Omar Sy) é imigrante do Senegal e vive há 10 anos na França, mas apenas consegue encontrar empregos que não lhe agradam. Alice (Charlotte Gainsbourg) é executiva, e sofre com o estresse diário da profissão. Enquanto Samba busca documentos para arranjar um emprego melhor, Alice vai em busca de encontrar um rumo e melhorar a vida pessoal. O destino mostrará se ambos trilharão o mesmo caminho. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 7 curiosidades sobre Minari, indicado a Melhor Filme [LISTA]


A Jaula de Ouro (2013)

O filme de Diego Quemada-Diez mostra a viagem de três adolescentes da Guatemala sem documentos em busca de uma vida melhor no norte dos Estados Unidos. Precisarão enfrentar todas as dificuldades para a jornada ilegal, como a polícia da imigração e gangues locais. 


Dheepan - O Refúgio (2015)

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o filme apresenta o esforço de Dheepan, Yalini e a pequena Illayaal para fugir da guerra no Sri Lanka. Assumem identidades falsas e precisam conviver como se fossem uma família para chegar à França. Lá, encontram novos desafios para conseguirem emprego por não falarem francês. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Por que prestar atenção na trilha sonora de Minari?


Brooklyn (2015)

Ellis Lacey (Saoirse Ronan) é uma jovem irlandesa que decide morar no Brooklyn, EUA. A trajetória é difícil no começo, e Lacey sente muita falta da terra natal. Tudo melhora quando conhece outro imigrante, o italiano Tony (Emory Cohen). Agora, encontra-se dividida entre duas nações e o amor.  


Era Uma Vez em Nova York (2013)

Com Marion Cotillard e Joaquin Phoenix no elenco, Era Uma Vez em Nova York conta a história de irmãs polonesas rumo a Nova York, EUA, em busca de uma vida melhor. Quando uma irmã fica doente, a outra se vê sem escapatória e busca ajuda do cafetão Bruno (Joaquin Phoenix). No entanto, agora está presa e o ciúme do cafetão pode causar uma tragédia. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes e séries para conhecer a carreira de Steven Yeun, estrela de Minari [LISTA]


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL