Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Nomadland: 5 filmes que retratam a vida nômade [LISTA]

Os longas mostram como as pessoas decidem sair da zona de conforto e passam a viver na estrada sem uma moradia fixa

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/05/2021, às 21h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na Natureza Selvagem (Foto: Divulgação) e Capitão Fantástico (Foto: Divulgação)
Na Natureza Selvagem (Foto: Divulgação) e Capitão Fantástico (Foto: Divulgação)

Dirigido por Chloé Zhao, Nomadland (2020) venceu o Oscar 2021 de  Melhor Filme. A produção conta a história de Fern (Frances McDormand), quem aos 60 anos decide entrar em uma van e partir para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como nômade moderna. 

O termo nômade se refere a pessoas sem uma moradia fixa, as quais vivem mudando de lugar. Seja para sair da zona de conforto e tentar uma vida diferente, ou por necessidades, muitos começaram a se identificar com o estilo de vida de não ter um lar definido ou viver na estrada. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

Confira cinco filmes que retratam a vida nômade - além de Nomadland (2020):


Capitão Fantástico (2016)

Estrelado por Viggo Mortensen e George MacKay, Capitão Fantástico conta a história de um pai e os seis filhos, os quais decidiram viver longe da civilização e escolheram as florestas de Washington, EUA, como lar. Contudo, são forçados a deixar o isolamento e precisam encarar o caos das cidades e os desafios entre família. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Nomadland é o grande vencedor; confira todos ganhadores


Na Natureza Selvagem (2007)

Com a marcante frase “Happiness only real when shared,” (em tradução livre: Felicidade só é real quando compartilhada), Na Natureza Selvagem (2007) é baseado em um livro homônimo de Jon Krakauer. Na produção, acompanhamos Christopher McCandless (Emile Hirsch), e sua decisão de seguir um caminho diferente. Ao invés de optar por uma carreira glamourosa, escolhe doar o próprio dinheiro, abrir mão dos bens materiais e viver isolado no Alasca.


Livre (2014)

Livre(2014) tem Reese Witherspoon como protagonista e conta a história de Cheryl, quem após a morte da mãe, um divórcio e envolvimento com drogas, decide largar a antiga vida e fazer uma trilha de 1770 quilômetros pela costa do Oceano Pacífico. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 filmes para conhecer Frances McDormand, indicada como Melhor Atriz por Nomadland [LISTA]


Na Estrada (2012)

Na Estrada (2012) é dirigido pelo brasileiro Walter Salles, e mostra os três amigos Sal Paradise (Sam Riley), Dean Moriarty (Garrett Hedlund) e Marylou (Kristen Stewart) viajando pelas estradas do interior dos Estados Unidos com o intuito de evitar uma vida monótona com obrigações.


A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Dirigido e estrelado por Ben Stiller, o longa conta a história de Walter Mitty, tímido e sem um rumo certo na vida, trabalha na revista Life no departamento de fotografias. Quando necessita de um negativo do fotógrafo Sean O'Connell (Sean Penn) para a capa, decide embarcar em uma aventura viajando por países ao encontro de O’Connell

+++ LEIA MAIS: 5 motivos para prestar atenção em Chloé Zhao, a Melhor Diretora no Oscar 2021 por Nomadland [LISTA]


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL