Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Resgate: 5 filmes de ação incríveis dirigidos por dublês [LISTA]

A tendência de filmes comandados por ex-dublês dominou vários sucessos recentes de Hollywood

Vinicius Santos Publicado em 09/05/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atômica, John Wick 2 e Police Story: Guerra as Drogas (foto: reprodução/ Warner/ FOX)
Atômica, John Wick 2 e Police Story: Guerra as Drogas (foto: reprodução/ Warner/ FOX)

Resgate, o novo longa-metragem de ação da Netflix estrelado por Chris Hemsworth, chamou a atenção de público e crítica devido a cenas de ação eletrizantes, como um plano-sequência de perseguição que dura incríveis 12 minutos.

A proeza de ação do filme deve-se principalmente ao diretor Sam Hargrave, ex-dublê de Chris Evans em Capitão América: Soldado Invernal (2014) e depois coordenador de coreografias do MCU. A experiência do cineasta e contato com outros profissionais dão uma visão muito mais ampla e resultam em produções que elevam o nível da indústria.

+++LEIA MAIS: Resgate 2: Tudo o que já sabemos sobre a sequência dirigida por Joe Russo

O caso de Hargrave no cinema não é único. Pelo contrário, deixar ex-dublês no comando de filmes de ação épica é uma prática antiga, que vem  tomando muito mais força recentemente. Listamos (com as melhores lutas) alguns longas comandados pelos homens de ação e como as carreiras deles os levaram até a cadeira de diretor. 


David Leitch - Atômica (2017)

David Leitch entrou em Hollywood como dublê de ninguém menos do que Brad Pitt em Clube da Luta e Keanu Reeves em Matrix. Após décadas protagonizando cenas de ação, Leitch ingressou como produtor em John Wick (2014) e se consagrou como cineasta com o surpreendente suspense de espionagem Atômica (2017) e Deadpool 2 (2018).

+++LEIA MAIS: Em Atômica, Charlize Theron hipnotiza com cenas de luta realistas e animalescas


Chad Stahelski - John Wick (2014)

Chad Stahelski coreografou as lutas de 300 (2006) e Os Mercenários (2010). Foi em John Wick que ele marcou a história recente do cinema com visuais estilizados, tiroteios impressionantes apelidados de "gun-fu" (kung-fu com armas) e com um novo personagem icônico para Keanu Reeves

+++ LEIA MAIS: John Wick encontrou um rival em Chris Hemsworth em Resgate, segundo produtores: quem ganha?


Jackie Chan - Police Story: A Guerra das Drogas (1985)

Jackie Chan fez algo sem precedentes quando iniciou a carreira conjunta de cineasta e herói de ação: misturar pancadaria e comédia numa receita única. O ator que começou como dublê nos filmes de Bruce Lee se une a um time chinês de artistas para criar uma ação espetacular e até hoje praticamente incomparável.

+++LEIA MAIS: De Bruce Lee a Michael Jackson: As 13 celebridades que mais lucraram após a morte entre 2010 e 2019

Para aqueles que conhecem apenas a carreira de Chan no ocidente, os filmes chineses do astro são uma recomendação certa, como no caso de Police Story.


Ric Roman Waugh - Invasão ao Serviço Secreto (2019)

Ric Roman Waugh tem o ofício de dublê na família. Filho de Fred Waugh, fundador do grupo de coreógrafos Stunts Unlimited, o cineasta começou fazendo cenas em O Último dos Moicanos (1992) e O Corvo (1994). Fez a transição para diretor com Na Sombra do Crime (2001) e comandou a recente franquia Invasão, com Gerard Butler.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades dos bastidores de 300, de Zack Snyder: 'This is Sparta' foi improviso e mais


Hal Needham - Agarra-me se puderes (1977)

É impossível falar de dublês que viraram diretores sem citar o pioneiro HalNeedham. Após pilotar carros e protagonizar tiroteios em clássicos como Operação França (1971), Needham convenceu o galã e amigo Burt Reynolds a atuar em Agarra-me Se Puderes, filme conhecido até hoje por manobras malucas de carro. Uma das frases mais citadas do cineasta é "dane-se o diálogo, vamos destruir uns carros." Hal aparentemente sabia o que o público queria ver.


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL