Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Soul: 6 animações emocionantes indicadas ao Oscar [LISTA]

Diversas produções comoventes marcaram a história da aclamada premiação de Hollywood

Redação Publicado em 27/04/2021, às 11h49 - Atualizado às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Viagem de Chihiro (Foto: Reprodução/Studio Ghibli) e Viva - A Vida é Uma Festa (Foto: Reprodução /Twitter)
A Viagem de Chihiro (Foto: Reprodução/Studio Ghibli) e Viva - A Vida é Uma Festa (Foto: Reprodução /Twitter)

Soul foi o grande vencedor da categoria Melhor Animação do Oscar 2021. O filme estrelado por Jamie Foxx e dirigido por Pete Docter conquistou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao mergulhar no universo do jazz e apresentar o primeiro protagonista negro da Pixar.

O longa-metragem acompanha a trajetória do professor de música Joe Gardner em busca de uma chance para se tornar um músico profissional de jazz. Mas os planos deles são interrompidos quando ele sofre um acidente e vai para o Pré-Vida, o lugar em que as almas ganham personalidades. Ao longo de uma hora e 40 minutos, a obra reflete sobre o propósito da vida e as idealizações que criamos sobre ela com uma profundidade impressionante.

+++LEIA MAIS: 5 detalhes e referências em Soul que você (provavelmente) não percebeu

Esta não é a primeira vez que uma animação aborda assuntos comoventes e ganha reconhecimento no Oscar, que incluiu uma categoria especial para o formato em 2002. Pensando nisso, listamos seis filmes animados com mensagens emocionantes que passaram pela premiação. Confira:

A Viagem de Chihiro (2001)

Dirigido por Hayao Miyazaki, A Viagem de Chihiro conta a história de uma garota de 10 anos que, durante uma viagem com os pais, se perde em uma cidade fantástica e perigosa para humanos, habitada por criaturas mágicas. O longa-metragem venceu o prêmio de Melhor Animação no Oscar 2003.

+++LEIA MAIS:Além de A Viagem de Chihiro: 6 filmes imperdíveis de Hayao Miyazaki


Up - Altas Aventuras (2009)

Vencedor do Oscar 2010, Up - Altas Aventuras acompanha as aventuras de Russell, um garoto escoteiro com um pai ausente, e Sr. Fredricksen, um senhor ranzinza que sonha realizar o sonho da falecida esposa e viajar até o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul.


Viva - A Vida É Uma Festa (2017)

Viva - A Vida É Uma Festa é outro filme da Pixar que venceu o Oscar de animação. Com muita sensibilidade, o filme mergulha na cultura mexicana e conta a história de um garoto pelo mundo dos mortos, onde ele aprende muitas coisas sobre a vida e a importância de seguir tradições.

+++LEIA MAIS: Soul retrata de maneira sensível as experiências da vida - e ensina que há beleza nas pequenas coisas [ENTREVISTA]

Com Amor, Van Gogh (2017)

Fora da esfera de animações infantis, Com Amor, Van Gogh conquistou uma indicação ao Oscar ao retratar a vida do pintor Vincent Van Gogh. Na obra, um jovem é encarregado de entregar a última carta do artista para o irmão dele, Theo Van Gogh, e, durante a missão, passa a suspeitar das circunstâncias da morte do pintor.


Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Com uma estética impecável e uma trilha sonora cativante, Homem-Aranha: No Aranhaverso expande o universo de Peter Parker e explora conflitos familiares, o luto, a autoconfiança, além, claro, do multiverso.

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha japonês pode aparecer em Aranhaverso 2 - e isso é tudo o que a gente queria


Perdi Meu Corpo (2019)

A animação francesa Perdi Meu Corpo apresenta um delicado conto sobre uma mão que foi separada do dono e passa pelos mais diversos obstáculos para encontrar o resto do corpo de volta.


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL