Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Spike Lee e Kleber Mendonça Filho: o júri do Festival de Cannes 2021 [LISTA]

A 74ª edição do Festival de Cannes conta com jurados de seis nacionalidades, entre eles, cinco mulheres e quatro homens - incluindo um brasileiro

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 11/07/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kleber Mendonça Filho, Mélanie Laurent, Mati Diop, Spike Lee, Jessica Hausner e Mylène Farmer em Cannes em 2021 (Foto: Kate Green / Getty Images)
Kleber Mendonça Filho, Mélanie Laurent, Mati Diop, Spike Lee, Jessica Hausner e Mylène Farmer em Cannes em 2021 (Foto: Kate Green / Getty Images)

Um dos maiores eventos da indústria cinematográfica, o Festival de Cannes acontece entre 6 e 17 de julho de 2021 ao sul da França. A cerimônia reconhece os melhores filmes de longa ou curta-metragem do ano, e os premia com a Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri, e mais. 

Contudo, quem faz parte do júri? A cada evento os jurados são renovados, e, neste ano, a 74ª edição do Festival conta com artistas de seis nacionalidades espalhadas pelo mundo, entre eles, cinco mulheres e quatro homens. 

+++ LEIA MAIS: Cannes: os 10 filmes mais incríveis que já participaram do festival

Com isso, a premiação possui um time de jurados diversificados, o qual tem o cineasta Spike Lee como presidente, primeiro afro-americano a ocupar o posto. Além disso, há um brasileiro entre eles: o diretor Kleber Mendonça Filho, conhecido por Aquarius (2016) e Bacurau (2019). 

Pensando nisso, conheça cada integrante do júri do Festival de Cannes 2021:

+++ LEIA MAIS: Os 7 melhores filmes a ganharem a Palma de Ouro, prêmio principal no festival de Cannes [LISTA]


Spike Lee

Spike Lee em Cannes
Spike Lee em Cannes 2021 (Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images)

Nascido em Atlanta, Estados Unidos, Spike Lee se tornou conhecido por dirigir filmes com temática racial, os quais fizeram sucesso em Hollywood ao trazer mais conscientização sobre os problemas sociais do país. 

Lee tem um extensa filmografia, da qual se destaca Malcolm X(1992), Faça a Coisa Certa (1989) e Infiltrado na Klan (2018), o qual lhe rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Adaptadoe o Grande Prêmio do Festival de Cannes em 2018. Agora, o cineasta retorna à premiação como presidente do júri, e, como de costume, continua fazendo história.

+++ LEIA MAIS: Spike Lee chama Bolsonaro de 'gângster' no Festival de Cannes


Kleber Mendonça Filho

Kleber Mendonça Filho em Cannes
Kleber Mendonça Filho em Cannes 2021 (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Diretor, roteirista e crítico de cinema, o pernambucano Kleber Mendonça Filho já conhece bem o Festival de Cannes. O cineasta competiu duas vezes pela Palma de Ouro, a primeira com Aquarius (2016) e a segunda com Bacurau (2019), o qual venceu o Prêmio do Júri em 2019, em um empate com Os Miseráveis(2019).

Considerado pelo jornal britânico Financial Times como um dos "25 brasileiros que merecem atenção de todo o mundo,” Mendonça Filho dirigiu filmes muito elogiados pelo público e crítica, tendo dois deles incluídos na lista dos 10 melhores do ano do The New York Times.

+++ LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]


Song Kang-ho

Song Kang-ho em Cannes
Song Kang-ho em Cannes 2021 (Foto: Kate Green / Getty Images)

Considerado um dos atores mais reconhecidos ​​da Coréia do Sul, Song Kang-ho ganhou destaque internacional após atuar em Expresso do Amanhã (2013). No entanto, o papel mais importante do ator foi o de Kim Ki-taek em Parasita (2019), filme vencedor da Palma de Ouro em Cannesem 2019.


Maggie Gyllenhaal

Nascida em Nova York, EUA, Maggie Gyllenhaal é atriz, e atualmente trabalha em seu primeiro filme como diretora. Irmã de Jake Gyllenhaal, a estrela venceu um Globo de Ouro pela minissérie The Honourable Woman (2014) e foi indicada ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Coração Louco (2009).

+++ LEIA MAIS: Cannes 2020 apostará mais em diretoras mulheres


Mélanie Laurent

Mélanie Laurent em Cannes
Mélanie Laurent em Cannes 2021 (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Rosto conhecido pelos fãs de Quentin Tarantino, Mélanie Laurent tem Shoshanna em Bastardos Inglórios (2009) como papel de destaque. A atriz, cantora e diretora nasceu em Paris, França, e iniciou a carreira na atuação em 1999, após atrair a atenção de Gerard Depardieu, cineasta que lhe ofereceu um papel em Un pont entre deux rives (1999).


Mylène Farmer

Mylène Farmer em Cannes
Mylène Farmer em Cannes 2021 (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Mylène Farmer é uma compositora, atriz e cantora francesa, considerada a artista musical de maior sucesso de todos os tempos do país por ter vendido mais de 30 milhões de cópias. Conhecida por ser misteriosa e enigmática, Farmer tem os discos Ainsi soit je (1988) e L'Autre (1991) como grandes sucessos.

+++ LEIA MAIS: Cannes cede espaço para pessoas em situação de rua se protegerem do coronavírus


Mati Diop

Mati Diop em Cannes
Mati Diop em Cannes 2021 (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Cineasta franco-senegalesa, Mati Diop dirigiu Atlantique (2019), filme responsável por torná-la a primeira diretora negra a disputar o maior prêmio do Festival de Cannes, a Palma de Ouro. Diop também é atriz, e tem 35 Shots of Rum (2008) como papel mais expressivo na atuação, no qual interpretou Josephine.


Jessica Hausner

Jessica Hausner em Cannes
Jessica Hausner em Cannes 2021 (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Outra artista já conhecida em Cannes, Jessica Hausner é uma diretora e roteirista austríaca. Participou do Festival pela primeira vez em 2001, com Lovely Rita (2001), o qual foi exibido na categoria Um Certo Olhar. Após isso, apresentou Hotel (2004) e Amor Louco (2014) no evento.

+++ LEIA MAIS: Wagner Moura e outros 7 brasileiros são convidados para Academia do Oscar, veja lista


Tahar Rahim

Tahar Rahim em Cannes
Tahar Rahim em Cannes 2021 (Foto: Vittorio Zunino Celotto / Getty Images)

Ator francês de ascendência argelina, Tahar Rahim ganhou destaque internacional com O Profeta (2009), filme de Jacques Audiard o qual lhe rendeu dois prêmios Césars de atuação. Recentemente, o astro esteve nos holofotes de Hollywood como protagonista de O Mauritano (2021), no qual teve Jodie Foster, Shailene Woodley e Benedict Cumberbatch como colegas de elenco.


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL