Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Além de Taylor Swift: 4 bandas que lançaram mais de um disco por ano [LISTA]

Antes da cantora pop, diversas bandas de rock usaram a mesma estratégia nas décadas de 1960 e 1970

Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/02/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Créditos: Getty Images/Correspondente)
Os Beatles (Créditos: Getty Images/Correspondente)

Taylor Swift agitou a cena pop - e folk - ao lançar dois discos em cinco meses, Folklore e Evermore, no mesmo período em que regravava Fearless (2008) após polêmicas sobre direitos autorais com Scooter Braun e a Big Machine Records, antigo empresário e gravadora da artista.

Mas Swift não foi a primeira - e não deve ser a última - a surpreender a indústria da música ou os fãs com uma grande quantidade de lançamentos em menos de um ano. Nas décadas de 1960 e 1970, a prática foi comum entre bandas de rock, como os Beatles, Led Zeppelin e The Rolling Stones.

+++ LEIA MAIS: Como foi o primeiro encontro entre os Beatles e os Rolling Stones?

Pensando nisso, relembramos quatro bandas que lançaram mais de um disco por ano. Confira:

The Beatles 

Os Beatles causaram na indústria musical em ano de estreia. Em 1963, o grupo lançou dois discos no Reino Unido: Please, Please Me, em março, eWith The Beatles, em novembro. Ambas obras possuem 14 faixas cada e são repletas de hits, como "Twist and Shout", "P.S. I Love You", "Love Me Do" e "All My Loving".

+++ LEIA MAIS: Como Mick Jagger inspirou o nome do álbum Rubber Soul dos Beatles?

Em 1964, o Fab Four repetiram a fórmula para os lançamentos do terceiro e quarto álbum de estúdio, A Hard's Day Night e Beatles For Sale. Canções como "Tell Me Why", "Can't Buy Me Love" e "No Reply" (Beatles For Sale) fazem parte do repertório das obras.

O ímpeto pela disponibilização de discos continuou nos anos seguintes: os Beatles lançaram  Help! e Rubber Soul em 1965. Os álbuns trouxeram mais músicas icônicas como "I Need You," "Yesterday", "Norwegian Wood" e "Michelle".

+++ LEIA MAIS: John Lennon se sentiu traído quando Paul McCartney lançou o primeiro álbum solo: "Eu fui um tolo"

Dois anos depois, em 1967, a banda divulgou o oitavo disco, Sgt. Pepper's Lonely Hearts ClubBand , apresentou ao mundo a famosa "Lucy In The Sky With Diamonds," e a emblemática "A Day In The Life." Em novembro daquele ano, o Fab Four também disponibilizou Magical Mistery Tour com "All You Need Is Love" e "Penny Lane."

Por fim, em 1969, no mesmo ano do lançamento do conceituado Abbey Road, os Beatles lançaram Yellow Submarine com quatro faixas inéditas. 

+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos


Led Zeppelin

Assim como os Beatles, Led Zeppelin também lançou dois discos no ano de estreia, Led Zeppeline Led Zeppelin II, ambos de 1969. O primeiro álbum disponibilizou grandes hits, como "Good Times Bad Times," "Dazed and Confused" e "Communication Breakdown." A segunda obra também apresentou clássicos, tais quais "Whole Lotta Love", "Ramble On" e "Heartbreaker."

Apesar da banda ter lançado The Song Remains The Same (1976), tracklist do filme homônimo, e Presence (1976) no mesmo ano, apenas o segundo foi repleto de músicas inéditas, como "Nobody's Fault But Mine" e "Achilles Last Stand."


The Rolling Stones 

A estreia da banda no Reino Unido, em abril de 1964, foi acompanhada por dois discos, sendo o primeiro deles The Rolling Stones. O álbum contou com diversos hits, como "Route 66," "Carol" e "I Just Want to Make Love to You.

Em outubro de 1964, os Rolling Stones lançaram o segundo álbum da carreira, 12 X 5, nos EUA e, apenas três meses depois,  disponibilizaram The Rolling Stones No. 2 no Reino Unido. 

+++ LEIA MAIS: Keith Richards diz que hit dos Rolling Stones começou como uma piada


AC/DC

O AC/DCestreou na Austrália com dois discos em 1975. De acordo com o All Music, primeiro foi High Voltage e, o segundo, T.N.T..

O primeiro disco contou com as faixas "Baby Please Don't Go," "She's Got Balls" e "Little Lover." E segundo entregou as famosas "T.N.T." e "It's A Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll.)"

+++ LEIA MAIS: AC/DC: tenha um gostinho do novo disco com trecho da poderosa ‘Shot In The Dark’

+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL