Além do Coldplay, David Bowie rejeitou convite do Red Hot Chili Peppers

“Por dois minutos, eu ficava com o coração partido, mas então eu ouvia Chad Smith tocar e pensava: ‘Somos bons, podemos fazer outra coisa’”, disse o vocalista Anthony Kiedis

Redação Publicado em 28/01/2016, às 16h10 - Atualizado às 19h03

O Red Hot Chili Peppers, de Anthony Kiedis, reencontrou o público paulistano com show no Anhembi.
Stephan Solon / Planmusic

Depois da morte de David Bowie, no começo deste ano, diversas informações desconhecidas sobre a vida do músico vêm sendo divulgadas na imprensa. Primeiro, soube-se que ele recusou um convite para colaborar em uma música do Coldplay e, agora, o Red Hot Chili Peppers admitiu que ele também não quis trabalhar com a banda.

Relembre a carreira de David Bowie em fotos marcantes.

A notícia foi dada pelo Alternative Nation nesta quinta-feira, 28. De acordo com o site, o vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, deu uma entrevista ao programa de rádio norte-americano Jonesy’s Jukebox e contou a história dos convites a Bowie, que foi cotado para produzir os discos By the Way (2002) e Stadium Arcadium (2006).

“Em todos os álbuns que já fizemos, nós tivemos essa discussão na banda”, lembra Kiedis, remontando o diálogo recorrente no grupo. “‘Quem deveríamos chamar para produzir o disco?’ ‘Sei lá, temos que tentar alguém diferente!’ ‘Vamos chamar David Bowie!’ ‘Beleza, vamos ligar para ele’.”

Eterna mutação: uma discografia selecionada com o que David Bowie fez de melhor.

O vocalista acrescentou: “Então, no começo, nós ligávamos para ele, e ele dizia que não, respeitosamente. Depois, passamos a escrever longos explicando tudo, e por que aquele era o momento exato para nos juntarmos no em um projeto. E ele sempre declinava respeitosamente. Por dois minutos eu ficava com o coração partido, mas então eu ouvia Chad Smith tocar bateria e pensava: ‘Somos bons, podemos fazer outra coisa’.”

Kiedis revelou que Bowie disse não “de duas a três vezes” para o Red Hot Chili Peppers, mas, segundo ele, o companheiro de longa data do britânico, Brian Eno, foi ainda além. “Temos convidado [Brian Eno] para produzir um disco nosso durante nossa carreira inteira – e ele disse não oito vezes.”

David Bowie planejou álbum pós-Blackstar e “pensou que tinha mais alguns meses”

Ao Coldplay, Bowie disse, memoravelmente: “Esta música não é muito boa, não é?” e, ainda que Kiedis não tenha dado detalhes das negativas do artista, elas não parecem ter abalado o Red Hot Chili Peppers. Segundo o Consequence of Sound, a banda californiana toca frequentemente uma cover de “Suffragette City” – faixa lançada por Bowie nos anos 1970 – e Flea chegou a fazer uma tatuagem em homenagem ao britânico logo depois que ele morreu.

Ouça “Suffragette City”, de David Bowie, em versão do Red Hot Chili Peppers.