Alice Braga narra documentário sobre top models

Com produção de Paulo Borges, idealizador da São Paulo Fashion Week, filme conta a trajetória das 25 modelos brasileiras mais importantes das últimas décadas

Da redação Publicado em 31/03/2009, às 12h24

A atriz Alice Braga gravou, na semana passada, em São Paulo, a narração do documentário Top 25 - Um Conto de Fadas Brasileiro. Dirigido por Richard Luiz e com previsão de estreia para junho, o filme remonta o passo a passo das 25 modelos brasileiras mais importantes, dos anos 1990 pra cá, rumo ao Olímpio da moda. O período não foi escolhido à toa: na época, grandes concursos agitavam meninas de Norte a Sul, como o Look of the Year - que, em 1994, deu o segundo lugar a Gisele Bündchen.

A produção fica a cargo de Paulo Borges, o chefão da São Paulo Fashion Week. A fita contará, ainda, com "uma porcentagem de 'quase-ficção'", como Richard Luiz - um dos mais respeitados diretores de moda no país e há 10 anos responsável pelo material audiovisual da SPFW - afirmou em janeiro, durante a semana de moda paulista.

A responsável por esse trabalho semi-ficcional é a modelo Luana Dacherry, 16 anos, que disputou com duas outras novatas de passarela, no meio da edição de inverno da SPFW, um papel em Top 25. A personagem? Uma modelo iniciante na mesma semana de moda.

O documentário com pinceladas de ficção também terá participação do estilista Lino Villaventura, que teve sua recente coleção de inverno registrada pela equipe do filme. O contraste foi vizinho: no estúdio ao lado estava o figurino bem menos requintado de Lula, o Filho do Brasil, longa de Fábio Barreto sobre a vida do presidente.

Entre as 25 tops do título, além de Gisele, Isabeli Fontana, Alessandra Ambrósio, Letícia Birkheuer, Raica Oliveira, Raquel Zimmermann e Shirley Mallmann.

A trilha sonora será assinada por Iggor Cavalera (ex-baterista do Sepultura e, atualmente, em carreira solo) e pelo DJ Max Blum (que há cinco anos deixa sua impressão digital sonora em trilhas de desfile de moda).

Segundo Ivan Melo, um dos produtores executivos, o projeto ainda corre atrás de distribuidoras.

A narradora, Alice Braga, já deu mais um passo em sua carreira internacional, após rodar produções como Eu Sou a Lenda, Ensaio Sobre a Cegueira e Cinturão Vermelho. No dia 10 de abril, estreia o filme Território Restrito, no qual a atriz paulista vive uma imigrante ilegal presa por agente federal interpretado por Harrison Ford.