Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Alvo de polêmica, exposição Pourquoi Pas? quer levantar debate sobre racismo enraizado na sociedade brasileira

“É um país que tem a segunda maior população negra do mundo e onde tem essa ‘segregação cordial’ fazendo parte da cultura”, diz a artista Alexandra Loras, que assina a mostra

Redação Publicado em 12/12/2017, às 17h27 - Atualizado em 12/01/2018, às 17h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pourquoi pas? - Divulgação
Pourquoi pas? - Divulgação

Dilma Rousseff, Gisele Bündchen, Donald Trump, Marilyn Monroe e diversos outros famosos e líderes políticos ganharam traços de negros pelas mãos da artista e ex-consulesa da França no Brasil Alexandra Loras. As obras integram a exposição Pourquoi Pas?, em cartaz na galeria Rabieh, em São Paulo, até 7 de janeiro.

A mostra gerou polêmica e foi acusada de fazer “blackface”, prática que era comum na comédia – e que hoje é altamente repudiada – em que atores negros pintavam o rosto para representar negros. “Não é blackface”, crava Alexandra em entrevista à Rolling Stone Brasil. “Blackface era uma narrativa usada pelos brancos, no século 19, para inferiorizar os negros, ridicularizar, era uma narrativa pejorativa, para colocá-lo no papel do bêbado, do idiota. Ninguém nas minhas imagens virou idiota.” Em Pourquoi Pas? (“por que não”?), Alexandra aponta a falta de negros em papéis de liderança no país manipulando digitalmente fotos de gente influente e perguntando “por que a pessoa que exerce esse papel não poderia ser negra?

“É um país que tem a segunda maior população negra do mundo e onde tem essa ‘segregação cordial’ fazendo parte da cultura”, diz. “É muito difícil questioná-la, porque ela é tão enraizada que não conseguimos enxergar coisas do tipo o uniforme branco da babá. Que é uma segregação. Então eu sabia que ia provocar um desconforto, mas nunca achei que fosse gerar uma ofensa. E, claro, meu objetivo não era ofender ninguém. Ouvi todas as críticas e respeitei cada ponto de vista, mas ficou fora do contexto, ficou um debate muito confuso, muita gente atacou sem entender direito o que estava acontecendo.”

Ela foi duramente criticada, especialmente dentro da própria militância, que viu na ação uma maneira inadequada de levantar esse debate. “Não tem receita para resolver o racismo. Se tivesse, estaria resolvido”, rebate.

“Meu papel é mais trabalhar com os brancos da elite brasileira para eles enxergarem o racismo e o preconceito, que é muito maior do que se imagina”, afirma. “Fiz essa exposição justamente para eles, mas no final me dei conta que quando se trata de racismo e preconceito, o branco não é o único em questão. O preconceito do negro está em olhar para a Dilma Rousseff como negra e conseguir ver a ex-presidente ali. A cidade de Salvador é formada por 80% de negros. Por que todo o poder e a liderança lá são formados por brancos?”, questiona a artista, que tem sido atacada pelos dois lados: segundo ela, não é bem vista no ativismo, por ser uma pessoa de elite, mas também vê de perto o quanto a alta classe tem dificuldade de enxergar os negros como pessoas merecedoras de estar em uma posição de poder. Com obras sobre o assunto realizadas em diversas plataformas, incluindo o livro Gênios da Humanidade, no qual fala sobre cientistas, artistas e inventores negros que foram essenciais para a história, Alexandra conta que até quando vai dar palestras sobre o assunto é vítima de racismo. “Quando vou palestrar na Globo ou entrar na fila de prioridade de embarque do avião, sempre vem alguém, muitas vezes uma mulher negra também, para me corrigir e dizer que eu não posso estar ali.”