Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Amou Dilema das Redes? Confira 6 filmes e séries documentais da Netflix sobre o impacto da tecnologia na sociedade

A plataforma de streaming está repleta de produções documentais que nos fazem refletir sobre o avanço da tecnologia

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 19/09/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cenas de O Código Bill Gates e Privacidade Hackeada (Fotos: Reprodução / Youtube)
Cenas de O Código Bill Gates e Privacidade Hackeada (Fotos: Reprodução / Youtube)

Recentemente, a Netflix lançou O Dilema das Redes, um documentário instigante sobre como as redes sociais transformaram os relacionamentos humanos e como o mundo virtual é capaz de causar mudanças significativas na vida real.

O filme chamou a atenção dos usuários da web e conquistou elogios. Mas o longa-metragem não é a única obra na plataforma de streaming que retrata o impacto da tecnologia na sociedade. 

A Netflixestá repleta de filmes e séries documentais sobre a indústria de produtos, o mercado de remédios e até mesmo sobre as pesquisas sobre o próprio tempo. A Rolling Stone Brasil separou seis produções da Netflix que retratam a relação entre os seres humanos e o avanço tecnológico. Confira:

Quanto Tempo o Tempo Tem (2015)

O documentário brasileiro Quanto Tempo o Tempo Tem discute a própria percepção do homem em relação ao tempo. Conforme a tecnologia avançou, os seres humanos ganharam mais saúde e, consequentemente, vida. Isso leva a seguinte questão: É possível descobrir a fórmula para a imortalidade?

+++ LEIA MAIS: Cabelo ou peruca? Ralph Macchio gera debate nas redes sociais por cabeleira em Cobra Kai


Take Your Pills (2018)

Dirigido por Alison Klayman, Take Your Pills explora como as pílulas passaram a fazer parte do cenário estudantil. Alunos fissurados em conseguir a melhor performance possível nos exames começaram a consumir medicamentos de forma legal ou ilegal para conseguirem dar o melhor si.

+++ LEIA MAIS: Será? Tom Holland é cotado para ser o Link em filme da Netflix do game The Legend of Zelda, diz site


O Código Bill Gates (2019)

Nesta série, Bill Gates expõe a linha de raciocínio dele para os espectadores. Além da trajetória de sucesso da Microsoft, a produção mostra o lado humano do empresário, que busca usar a tecnologia para resolver crises globais, como o saneamento básico e mudanças climáticas. 

+++LEIA MAIS: Erro histórico no pôster de Enola Holmes, com Milly Bobby Brown viraliza na internet; entenda


Desserviço ao Consumidor (2019)

Cada episódio de Desserviço ao Consumidor investiga qual, realmente, é a qualidade dos produtos que consumimos, desde cosméticos até cigarros eletrônicos. Além disso, a produção aborda qual é o impacto deles no nosso corpo e no planeta.

+++LEIA MAIS: Além de Homem-Aranha: Quais filmes Tom Holland vai estrelar?


Privacidade Hackeada (2019)

“Quem já viu uma propaganda que te convenceu de que o microfone [do celular ou computador] está escutando suas conversas?”. É com essa pergunta, feita pelo professor David Carroll, que o documentário Privacidade Hackeada nos convida a entender como a tecnologia nos conectou e, ao mesmo tempo, nos transformou em produtos de uma grande indústria.

+++LEIA MAIS: Alguém percebeu que Will Smith "está" em Cobra Kai, série que volta ao universo de Karatê Kid da Netflix?


A Era dos Dados (2020)

Ao longo dos episódios da série A Era dos Dados, o jornalista científico Latif Nasser busca entender de forma descontraída como a natureza e a tecnologia estão conectadas no mundo atual.

+++LEIA MAIS: Cuties, polêmico filme da Netflix, é uma crítica ou incentivo à erotização infantil? [ANÁLISE]


+++ JOÃO GORDO: 'O QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE NO BRASIL É COMPLETAMENTE SURREAL' | ROLLING STONE