Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Antes da Marvel: saiba quais foram os primeiros filmes a terem cena pós-crédito [LISTA]

O site americano Screen Rant listou as obras precursoras da tendência: de Muppets a Apertem os Cintos... o Piloto Sumiu!

Marina Sakai | @marinasakai_ (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/02/2021, às 19h16 - Atualizado em 10/02/2021, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Muppets (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)
Os Muppets (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

As cenas pós-crédito não são estranhas para quem frequentou o cinema nos últimos anos. Marca registrada do Universo Cinematográfico Marvel, deixam-nos com uma pulga atrás da orelha para eventos dos próximos longas, ou concluem algum acontecimento do filme no qual foi exibida. De qualquer forma, a maioria dos fãs espera até assistí-la para sair da sala de exibição.

Apesar de terem se tornado populares recentemente, permeiam a história do cinema há várias décadas. O site Screen Rant reuniu os cinco filmes pioneiros nessa tendência, hoje tão conhecida. Confira:

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha: Longe de Casa deu pista sobre WandaVision? Teoria indica que sim

A Grande Farra dos Muppets (1981)

O segundo filme na franquia dos Muppets, além de trazer créditos criativos — incluindo os personagens descendo de paraquedas enquanto os nomes rolam na tela — foi um dos primeiros a quebrar a quarta parede. No final do longa, Gonzo tira uma foto do público enquanto cai de paraquedas e promete enviar uma cópia a todos. 


Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu! (1980)

Um dos clássicos do gênero de comédia satírica, Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu! continuou a moda de incluir uma cena depois do término da produção. No começo do filme, um passageiro entra em um táxi e o motorista sai do veículo para resolver um assunto rápido, mas deixa o taxímetro ligado e desaparece por horas. Após os créditos, o passageiro ainda está dentro do carro, esperando a volta do taxista.

+++LEIA MAIS: Vingadores: Ultimato introduziria WandaVision em cena pós-créditos, diz Paul Bettany


Muppets - O Filme (1979)

A Grande Farra dos Muppets não foi o primeiro a obter sucesso com uma cena pós-créditos. Seu predecessor e o primeiro da franquia, Muppets - O Filme, inaugurou uma tendência importante, inspirando produções como Curtindo a Vida Adoidado (1986), Mr. Bean (1997) e Deadpool(2016): a de perguntar ao público o porquê de ainda estarem sentados ali.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


She-Devils on Wheels (1968)

Este filme acompanha uma gangue de motociclistas chamadas de Man-Eaters (ou comedoras de homens, em tradução livre) e, no final do filme, a líder do grupo, Queen, é presa. Depois dos créditos, no entanto, vemos-na deixando a cadeia e indo ao encontro do grupo. 


O Agente Secreto Matt Helm (1966)

À frente de seu tempo, O Agente Secreto Matt Helm foi o primeiro filme a incluir uma cena pós-créditos. A trama acompanha Helm em sua jornada para salvar o mundo de um holocausto nuclear, e provoca sentimentos controversos por parte do público até hoje. 

+++LEIA MAIS: Homem-Aranha 2099 deve retornar em sequência de Homem-Aranha no Aranhaverso

Apesar de seu bordão questionável “Girls, Gags & Gadgets” (Meninas, Mordaças & Engenhocas, em tradução livre) e da opinião negativa dos críticos, a produção estreou uma das modas mais populares até os dias de hoje.


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL